CORDEL PARAÍBA


Publicamos neste espaço/Do poeta renomado/Ao escritor não famoso,

Do doutor ao não letrado./Verso seja rico ou pobre,/Aqui todo mundo é nobre/E seu respeito é sagrado.

Cordelista iniciante/Não fique desanimado/Caso tenha seu poema/Por algum deus desdenhado./Todo e qualquer aprendiz/Tem o direito motriz/De compor verso quebrado.

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não é nenhum coronel./O cordel pertence ao povo

/Do velho a sair no novo/Saboreiam deste mel.
(Manoel Belizario)

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Literatura de cordel é destaque esta semana em São José dos Campos (SP)

         Fonte: vnews.com.br 

A literatura de cordel é o destaque de duas atividades que o músico e professor universitário Paulo Barja comanda na Biblioteca Pública Cassiano Ricardo, em São José dos Campos, nesta última semana de abril.
          No dia 26 (terça-feira), às 14 horas, Paulo Barja apresenta ‘Cantos e Contos’, que reune cordeis de sua autoria. E no dia 29 (sexta-feira), às 9 horas, ele ministra a palestra ‘Cordel na Estrada e na Escola’. Os dois eventos têm entrada gratuita.
          Literatura de cordel é um tipo de poema popular, originalmente oral, e depois impresso em folhetos rústicos e exposto para venda pendurado em cordas ou cordeis. Ele nasceu em Portugal, que tinha a tradição de pendurar folhetos em barbantes.
           No Nordeste do Brasil o nome foi herdado, mas a tradição do barbante não continuou. Os poemas são escritos em forma ritmada e alguns ilustrados com xilogravura. Os autores ou cordelistas recitam os versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola.
Exposição: Também prossegue na biblioteca, até o final do mês, a exposição ‘Monteiro Lobato – Outros Aspectos’, que apresenta (em painéis) detalhes significativos da vida e obra do autor Monteiro Lobato, considerado um dos mais importantes escritores infanto-juvenil do Brasil.
           Serviço: Biblioteca Pública Cassiano Ricardo – Rua XV de Novembro, 99, Centro. Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h15 às 17h, e sábados, das 8h15 às 13h. Informações: 3921-8845.

Imagem: vivaviver.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário