CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



quarta-feira, 6 de abril de 2011

72% dos estudantes paulistas não sabem o significado da palavra cordel

Por: Vanderson Freizer – Grupo UN (Recanto das Letras)


          A nova novela das 18h da Rede Globo estréia na próxima segunda-feira (11/03) e se chama Cordel Encantado. A trama é da autoria de Duca Rachid e Thelma Guedes e tem como argumento a cultura nordestina. Os jornalistas do Grupo UN, decidiram perguntar aos alunos de escolas públicas paulistas o significado da palavra cordel. O resultado foi desanimador, 72% dos estudantes da 5ª a 8ª séries não sabem que significa cordel.
          180 estudantes de escolas públicas de 10 cidades do estado de São Paulo foram perguntados a respeito do significado de cordel. A pergunta foi simples e objetiva: Você sabe o que significa cordel? Se sim, explique.
           A maioria respondeu não. 40% dos entrevistados disseram nunca ter ouvido esta palavra e 3% deles pesquisaram o significado após ver chamadas da nova novela global. O resultado mostra a péssima qualidade do ensino público paulista e que os 16 anos de governo tucano só têm prejudicado a educação.
          Ainda bem que não perguntamos o que é literatura de cordel. A pesquisa foi feita de forma impessoal e não serve para medir a qualidade da educação no estado de São Paulo, mas já mostra que é preciso melhorar muito.

Colaborou com este texto: Willian Ferraz, Victor Hudsen, Luis Felipe de Camargo e Francis Himmer

Imagem: mundocordel.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário