CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



quinta-feira, 28 de abril de 2011

Projeto Literatura Popular em versos da Casa de Rui Barbosa

Fonte: bibletrasufrj.wordpress.com

           O projeto Literatura Popular em versos da Casa de Rui Barbosa conta com um acervo-  o maior da América Latina – com 9.000 folhetos de cordel  formado a partir da década de 1960 disponível para consulta online por meio de suas referências catalográficas, que podem ser consultadas por índices, como o deautor, título, assunto, local de publicação, editora/tipografia, data, gênero literatura de cordel, na basede dados da Biblioteca.

          Desse conjunto, cerca de 2.340 folhetos dos autoresrelacionados em poetas e cantadores estão disponíveis em versão digital,com suas versões originais e variantes.

              Segundo o projeto o cordel é valorizado como expressão poética de alta significação por escritores do porte de Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade, Jorge Amado, Guimarães Rosa, Mario de Andrade, João Cabral de Melo Neto, motivando (e continua a motivar) estudos e pesquisas nas áreas de Antropologia, Folclore, Lingüística, Literatura, História, entre outras.

Acesse: http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/acervo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário