CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



quinta-feira, 3 de março de 2011

CHICO CÉSAR RECEBE ATIVISTAS CULTURAIS DO SERTÃO DA PARAÍBA

Por Roselia Santos

Rosélia Santos e Chico César (Secretário de Cultura da Paraíba)

          Em audiência realizada nesta tarde de quarta feira (02), Chico César, Secretário da Cultura do Estado da Paraíba, recebeu um grupo de ativistas culturais formado pelo professor e historiador J. Ozildo, Rosélia Santos (Autora do blog Espaço Único), Neudo Souza e pelo poeta popular Nego Lopes.

          Durante a audiência que ocorreu no Casarão dos Azulejos, no centro histórico de João Pessoa, entregamos ao secretário Chico César um plano de trabalho que vem sendo realizado pela Casa de Cultura Vereador Francisco Silva, sediada na cidade de Coremas, Estado da Paraíba.

          A referida Casa de Cultura é um espaço que se encontra em funcionamento desde agosto de 2007, integrando ações de lazer, cultura, educação e geração de renda. E, possui como objetivo principal a missão de contribuir para a autonomia da comunidade na gestão de sua memória cultural.

         Na oportunidade, o secretário Chico César nos falou da necessidade de aglutinar as expressões culturais paraibanas e todos aqueles que trabalham com a cultura no Estado da Paraíba. O objetivo da Secretaria de Cultura é realizar ainda no mês de abril um Curso de Capacitação em Projetos Culturais, destinados a esses agentes.

          O produtor José Neudo de Souza, presidente da Casa de Cultura Vereador Francisco Silva, de Coremas, informou ao Secretário Chico César que uma das mais significativas realizações daquela instituição, durante o ano de 2010, foi o ‘Projeto Acordando o Cordel’, que trabalhou a literatura de cordel, considerada uma das grandes manifestações da cultura popular, naquela cidade, que é terra natal de grandes expressões da literatura de cordel paraibana, a exemplo de João Lira, Joaquim Nogueira e Amaro Cordeiro.

          Chico César nos informou que embora a sua Secretaria seja recém-criada, já possui um trabalho desenvolvido. Todas as cidades pólos do Estado já foram visitadas e a Secretaria já dispõe de um mapeamento da situação das atividades culturais desenvolvidas na Paraíba. E, como base nos dados levantados, Chico César pretende elaboração um plano de ações efetivas para sua Secretaria, mesmo reconhecendo que é muito difícil promover a cultura no país. E nos acrescentou ainda que nada existe de concreto quanto aos novos Pontos de Cultura no Estado, principalmente, em João Pessoa. Pois, aguarda uma parceria com o Ministério da Cultura.

           Aproveitando o ensejo, o professor e historiador J. Ozildo presenteou o Secretário Chico César com um exemplar de seu mais novo trabalho (ainda inédito), o livro ‘Patoenses ilustres’, reunindo biografias de mais 150 personalidades ilustres nascidas ou vinculadas à cidade de Patos, num total de mais de 1.100 páginas.

         Após analisar cuidadosamente o material, Chico César elogiou a produção e disse que ‘Patoenses ilustres’ é “livro que dará uma significativa contribuição à história e a literatura paraibana, ainda carente de fontes de pesquisa bibliográfica”.



Neudo Souza, Nego Lopes, Chico César, J. Ozildo, Rosélia Santos

Fonte: espacounicocriativo.blogspot.com

2 comentários:

  1. Chico amei vc ser secretário da cultura, sinto falta dos velhos tempos. No nosso banquinho.
    Beijos
    Eurides
    m_eurides_p@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Bom demais Chico à frente da Cultura da Paraíba. Chico, em abril queremos encontrar vc, Simone e Claire estão vindo para um projeto lindo lindo!
    abraços,
    Severa
    severaceci@gmail.com

    ResponderExcluir