CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



quinta-feira, 31 de março de 2011

CORDEL NA ESCOLA PADRE LUÍZ FILGUEIRAS – NOVA OLINDA (CE)

Por: Blog da EEFM Padre Luis Filgueiras, Nova Olinda CE

          A EEFM Padre Luis Filgueiras recebeu nesse dia 30 de Março a visita do SESC/Crato, para o lançamento dos cordéis As riquezas do cariri dos alunos do 3º “D” e A história de Nova Olinda dos alunos do 3º E que tiveram como orientadora a professora Marlene Diniz Sisnando. Esses cordéis fazem parte do PROJETO CORDEL NA ESCOLA que foi desenvolvido durante o ano letivo de 2010 na EEFM Padre Luis Filgueiras, orientado por professores da área de Linguagens e códigos e envolveu todos os alunos regulamente matriculados no Ensino Fundamental e Médio. Foi o resultado das oficinas de Cordel e Xilogravuras, oferecidas pelo SESC/Crato, e ministrados por Rosário Lustosa, cordelista, e José Nilo. Foram produzidos 16 cordéis fomentando e difundindo a Literatura de Cordel e a Cultura Popular de Tradição.

          Esta terceira etapa do evento de lançamento de cordéis, contou com a participação do diretor da escola professor Roberto Araújo, a cordelista Rosário Lustosa, uma representante do SESC, Fernanda, e o artista Pedro Ernesto( Tranquilino Ripuchado). Deu-se início com a palavra do diretor, em seguida a palavra da Fernanda. Logo, foi feita apresentação dos cordéis pelos alunos do 3º ano. Para finalizar o evento, Pedro Ernesto fez a sua participação, como também, o aluno Osvaldo Germano Silva apresentou seu cordel com o título: A distância e o tempo.
           Percebe-se o quanto é rico esses momentos na escola, pois torna o espaço escolar um ambiente dinâmico e prazeroso. A escola agradece o apoio do SESC, pois muito tem feito para colaborar no processo ensino-aprendizagem.

 

Fonte:escolapadreluisfilgueiras.blogspot.com

Um comentário:

  1. Parabéns a todos os alunos(as) da minha ex- escola. Fico feliz em compartilhar com vocês este talento: ESCREVER CORDÉIS.
    Sou novaolindense e cordelista com muito prazer.
    Sucessos a todos e continuem a deleitar nas noites enluaradas com uma bela poesia entoada.
    Abraços Literários
    Profª. Escritora: Laudecy Ferreira

    ResponderExcluir