Por: Blog da EEFM Padre Luis Filgueiras, Nova Olinda CE
A EEFM Padre Luis Filgueiras recebeu nesse dia 30 de Março a visita do SESC/Crato, para o lançamento dos cordéis As riquezas do cariri dos alunos do 3º “D” e A história de Nova Olinda dos alunos do 3º E que tiveram como orientadora a professora Marlene Diniz Sisnando. Esses cordéis fazem parte do PROJETO CORDEL NA ESCOLA que foi desenvolvido durante o ano letivo de 2010 na EEFM Padre Luis Filgueiras, orientado por professores da área de Linguagens e códigos e envolveu todos os alunos regulamente matriculados no Ensino Fundamental e Médio. Foi o resultado das oficinas de Cordel e Xilogravuras, oferecidas pelo SESC/Crato, e ministrados por Rosário Lustosa, cordelista, e José Nilo. Foram produzidos 16 cordéis fomentando e difundindo a Literatura de Cordel e a Cultura Popular de Tradição.
Esta terceira etapa do evento de lançamento de cordéis, contou com a participação do diretor da escola professor Roberto Araújo, a cordelista Rosário Lustosa, uma representante do SESC, Fernanda, e o artista Pedro Ernesto( Tranquilino Ripuchado). Deu-se início com a palavra do diretor, em seguida a palavra da Fernanda. Logo, foi feita apresentação dos cordéis pelos alunos do 3º ano. Para finalizar o evento, Pedro Ernesto fez a sua participação, como também, o aluno Osvaldo Germano Silva apresentou seu cordel com o título: A distância e o tempo.
Percebe-se o quanto é rico esses momentos na escola, pois torna o espaço escolar um ambiente dinâmico e prazeroso. A escola agradece o apoio do SESC, pois muito tem feito para colaborar no processo ensino-aprendizagem.
Fonte:escolapadreluisfilgueiras.blogspot.com
Parabéns a todos os alunos(as) da minha ex- escola. Fico feliz em compartilhar com vocês este talento: ESCREVER CORDÉIS.
ResponderExcluirSou novaolindense e cordelista com muito prazer.
Sucessos a todos e continuem a deleitar nas noites enluaradas com uma bela poesia entoada.
Abraços Literários
Profª. Escritora: Laudecy Ferreira