CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



sexta-feira, 11 de março de 2011

Riqueza das histórias do folclore brasileiro em cordel

“O folclore brasileiro,
é fruto de rica cultura,
que passa de geração
pra geração com bravura,
através da oralidade,
e também da boa leitura.
(...)
Contarei para vocês,
em estrofes de cordel
as nossas lendas e mitos
em sextilhas como mel.
Na gostosa brincadeira,
Acompanhe-me, menestrel.”


          Com entusiasmo pela diversidade das histórias e personagens que regem a cultura brasileira, Nireuda Longobardi apresenta no novo livro da Paulus, Mitos e Lendas do Brasil em Cordel, as lendas e mitos do folclore do País na forma de literatura de cordel.
          “Crescemos ouvindo essas histórias, por intermédio de nossos avós, pais, professores e contadores de histórias. (...) Hoje, não contamos mais histórias como antigamente, muitas vezes por falta de tempo, outras porque ficamos em frente à televisão, ao computador, que tomam conta das nossas horas de folga e do nosso ‘lazer’ e até o diálogo em família”, explica a autora.
           O livro busca resgatar a riqueza dos personagens e lendas do País e oferece às crianças e aos jovens alguns dos contos que, de acordo com Longobardi, falam de guardiões da nossa fauna e flora, como o saci, o boto, a Iara, o lobisomem, o curupira, a mula-sem-cabeça, entre muitos outros. Histórias que fazem parte do patrimônio cultural do País e que, por meio da literatura de cordel – caracterizada por versos rimados –, são mais fáceis de serem memorizadas pelos jovens leitores.
          Mitos e Lendas do Brasil em Cordel é ilustrado por lindas xilogravuras – desenhos esculpidos na madeira –, que remetem às capas originais dos cordéis. Ao final da obra, Nireuda explica didaticamente a origem e história da literatura de cordel, a xilogravura, as rimas, e ainda oferece atividades pedagógicas relacionadas à temática desenvolvida no livro.
           Mitos e Lendas do Brasil em Cordel, da Paulus, pertence à coleção Mistura Brasileira, que, em seus diversos títulos, busca recontar histórias que constituem o folclore e a cultura do País, como Zumbi dos Palmares e a Lenda do Saci.
          Nireuda Longobardi graduou-se em artes plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e fez especialização em educação ambiental pela Universidade de Santo Amaro. É professora de artes, ilustradora de livros e xilografia. Desenvolve capas em xilogravura para vários poetas de literatura de cordel. É sócia da Casa de Gravura de Juazeiro do Norte, da Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantojuvenil (Aei-Lij) e da Sociedade dos Observadores de Saci (Sosaci). Desevolve oficinas de gravura e oficinas com materiais que possam ser reutilizados, trabalhando, dessa forma, a questão ecológica. Este é o seu primeiro livro em cordel.


Serviço
Mitos e Lendas do Brasil em Cordel
- Catálogo: Infantojuvenil
- Coleção: Mistura Brasileira
- Autora: Nireuda Longobardi
- Ilustração: Nireuda Longobardi
- Páginas: 56
- Preço: 25 rreais
- Editora: Paulus Editora
- Gênero: História, Geografia, Língua Portuguesa e Artes

Por Maicon Rodrigues
colunistamaiconrodrigues@yahoo.com.br


Fale com a FolhaBlu
MSN: msn@folhablu.com.br

Skype: skype@folhablu.com.br

Fonte: folhablu.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário