CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



sábado, 27 de agosto de 2011

Escritor Moreira de Acopiara ministra palestra na Biblioteca Municipal – Cubatão SP

Reproduzido de www.cubatao.sp.gov.br

Em comemoração à Semana do Folclore, dentro da programação especial da Secretaria de Cultura, o escritor Moreira de Acopiara ministrou a palestra “Cordel – tradição e contemporaneidade” na tarde desta sexta-feira (26), na Biblioteca Municipal de Cubatão.

Mais de 40 pessoas assistiram à palestra do escritor, que explicou o que é o Cordel, onde surgiu, suas particularidades e a ligação de sua história de vida com essa literatura. Moreira de Acopiara comentou também sobre a novela “Cordel Encantado”, da TV Globo, que aborda as principais temáticas e elementos cantados no Cordel, como a história de princesas.

Elenice Macena Lima Rebouças, da secretaria da Biblioteca, também acompanhava a palestra. “Eu não conhecia o Cordel, e estou aprendendo muito com ele. Fiquei interessada em saber ainda mais sobre o assunto. É muito interessante ver também a criatividade do artista”, comenta.

A pedagoga Ilma Farias de Souza já conhecia e havia lido poesia de cordel, mas é a primeira palestra que assiste sobre o assunto. Ela considera a experiência muito boa e acredita que a iniciativa de trazer o escritor para falar sobre esse assunto é fundamental para a valorização da cultura nordestina. “Cubatão tem muitas pessoas vindas do nordeste, é importante valorizar as raízes dessas pessoas trazendo a literatura regional e valorizando seus poetas”, finaliza.

Texto: Tatiana Paiva

Imagem: bibliotecacubatao.blogspot.com

Um comentário:

  1. As boas informações
    Teses multicoloridas,
    Transformam caminhos turvos
    Em passarelas floridas,
    Como a bela primavera
    Que perfuma nossas vidas.

    Incentivando a leitura
    Como fonte de prazer,
    É preciso ressaltar
    O nosso eterno aprender:
    Quem acha que sabe tudo
    Precisa se refazer.

    Você que usa seu tempo
    Querendo complementar
    As suas informações
    Procurando pesquisar,
    Por ler este meu cordel
    Quero lhe cumprimentar.

    ResponderExcluir