CORDEL PARAÍBA


Publicamos neste espaço/Do poeta renomado/Ao escritor não famoso,

Do doutor ao não letrado./Verso seja rico ou pobre,/Aqui todo mundo é nobre/E seu respeito é sagrado.

Cordelista iniciante/Não fique desanimado/Caso tenha seu poema/Por algum deus desdenhado./Todo e qualquer aprendiz/Tem o direito motriz/De compor verso quebrado.

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não é nenhum coronel./O cordel pertence ao povo

/Do velho a sair no novo/Saboreiam deste mel.
(Manoel Belizario)

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Biblioteca Clodomir Silva lança projeto Hora do Cordel – Aracaju (SE)

Reproduzido de www.informesergipe.com.br

Biblioteca Pública Municipal Clodomir Silva lança, a partir deste mês, a “Hora do Cordel”. O projeto tem como objetivo tornar mais acessível o acervo de literatura de cordel existente na biblioteca, que leva o nome de Cordelteca. O espaço que antes funcionava no primeiro piso, foi remanejado para o térreo por ser uma área de maior acesso e visibilidade para o público.
O primeiro encontro do sarau contará com a participação dos cordelistas João Firmino Cabral e Chiquinho do Além Mar. Na ocasião serão apresentados os novos cordéis adquiridos pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo (FUNCAJU). O evento, aberto ao público em geral, acontecerá no dia 30, às 19h, na biblioteca, localizada na Rua Santa Catarina, 314, bairro Siqueira Campos, Aracaju-SE. Para maiores informações, basta entrar em contato com a coordenadora de eventos da biblioteca, Maria José Sá, através do telefone (79) 3179-3742.
Cordelteca – A Biblioteca Municipal Clodomir Silva possui a primeira cordelteca municipal do Brasil. Atualmente, seu acervo é composto de mais de 700 exemplares de livretos para leitura e pesquisa. Além de folhetos e antologias de literatura de cordel, livros teóricos, teses e dissertações sobre este estilo literário, a cordelteca dispõe de uma galeria com informações biográficas de 35 poetas cordelistas sergipanos.

Serviço
O quê: Lançamento do projeto “Hora do Cordel”
Quando: 30 de agosto
Onde: Biblioteca Pública Municipal Clodomir Silva (Rua Santa Catarina, 314, bairro Siqueira Campos, Aracaju-SE)

Imagem: www.flogao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário