CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



quinta-feira, 11 de agosto de 2011

CTN Realiza Festival de Cordel (SP)

Reproduzido de www.ctn.org.br/festivaldecordel

CTN

O CTN - Centro de Tradições Nordestinas está promovendo, de 11/09 a 06/10/2011 o 1º. Festival de Cordel.

O objetivo de mais esta iniciativa cultural do CTN é realizar diversos eventos em que a Literatura de Cordel seja conhecida, analisada, discutida, revisitada e revitalizada.

Para tanto, tais eventos prevêem a realização de 5 oficinas de cordel, 5 oficinas de xilogravura, 4 saraus de repente e cordel, 5 sessões de cinema e um concurso de cordel.

Oficina de Cordel e de Xilogravura - Essa oficina objetiva a produção de um folheto que apresente o cordel e a xilogravura como expressões artísticas da cultura popular que influenciaram autores eruditos, cineastas, artistas plásticos e músicos. Os participantes entenderão o que é Xilogravura e a sua utilização em capas de cordel, através de exposição de folhetos de cordel, demonstração dos materiais utilizados no desenvolvimento de uma xilogravura, incluindo pesquisas a partir do desenho e elaboração de uma matriz de xilogravura em grupo. Tais trabalhos serão expostos no CTN para a visitação pública.

Saraus - serão apresentados os melhores folhetos clássicos e contemporâneos, a partir de uma criteriosa seleção representativa de gêneros e autores. Poetas e cantadores convidados declamarão folhetos de cordel e apresentarão modalidades do mundo da cantoria. Essa atividade pretende despertar o público para a leitura e, sobretudo, o interesse para a declamação e a cantoria propriamente ditas.

Sessões de Cinema - A temática é a apresentação da realidade nordestina na sua região e no Sudeste, como o filme franco-brasileiro Saudade do Futuro, muito premiado nos Estados Unidos e Europa, inédito no Brasil, e que tem como tema central a presença dos nordestinos na quarta maior cidade do mundo, São Paulo. Um debate aberto ao público será feito após cada apresentação.

Concurso de Cordel - O Concurso de Cordel tem como objetivo reunir, premiar e divulgar as melhores obras de artistas e cordel e de xilogravura atuais e de renome do Brasil, expondo-as em espaço expositivo confirmado especialmente para recebê-las.

Os 20 melhores trabalhos selecionados pela comissão técnica, formada por profissionais de renome na área das artes, serão publicados na forma de folhetos e distribuídos gratuitamente nas bibliotecas públicas de todo o país, além de terem suas obras ilustradas por xilogravuras inéditas, que passarão por uma avaliação curatorial e depois serão apresentadas e premiadas numa exposição aberta ao público.

Para participar do Concurso de Cordel,
leia o regulamento clicando aqui.

Um comentário:

  1. Oi Manoel.
    Como vc, tambem participo de todos os concursos de cordel que fico sabendo. Não sou profissional,
    Mas, te garanto que aprendo muito.
    Participei do concurso do ministério da cultura,e agora do CTN, onde fiquei no número 12.
    Já escrevi 3 livros, 2 de poesias e um infantil. Tenho 14 cordéis escritos, e sou uma aprendiz na profissão.
    Vá em frente, e não desista jamais.
    Um abraço!

    ResponderExcluir