CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Literatura de cordel será trabalhada nas escolas municipais de Monteiro

Publicado em 13/01/2011, às 11h12

          Na cidade que encanta em prosa e verso, berço de grandes nomes da poesia, da literatura e da música, os segredos das técnicas de métrica e de rima serão desenvolvidos nos bancos escolares da rede municipal de educação.
          A secretária de educação do município de Monteiro, Ana Lima Feliciano, confirmou que está sendo elaborado um projeto pedagógico para que a poesia popular através da literatura de cordel seja trabalhada no currículo escolar, como forma de possibilitar aos alunos a oportunidade de conhecer e preservar os valores culturais da região.
          A primeira atividade, preparatória para um projeto mais audacioso, estará acontecendo no período de 21 a 25 de fevereiro, quando será realizada uma Oficina de Literatura de Cordel ministrada por Abdias Campos, numa parceria entre a Funarte e a Prefeitura de Monteiro. A oficina terá 30 horas de trabalho e dela deverão participar professores, poetas e agentes culturais. Os trabalhos realizados durante a oficina serão expostos no festival de violeiros que acontecerá na noite do dia 25 de fevereiro (sexta-feira) com a presença de grandes nomes da poesia popular nordestina.
          A secretária Ana Lima confirmou que o projeto pedagógico da literatura de cordel nas escolas municipais de Monteiro deverá ser referência no campo da pedagogia.

Redação iParaíba com Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário