O Reino do Mar Sem Fim
Depois de temporada no final de 2010, o espetáculo O Reino do Mar Sem Fim, encenado pelo Grupo Pedras, retorna ao Centro de Referência Cultura Infância/Teatro Municipal do Jockey, na Gávea.
Com 14 anos de pesquisa de campo na Zona da Mata pernambucana, Adriana Schneider, diretora da peça e Doutora em Antropologia, aproveitou seu conhecimento para desenvolver a trama baseada em literatura de cordel.
O enredo é desenvolvido a partir de depoimentos reais de pessoas que viveram no local, principalmente Severino da Cocada, figura marcante da região, hoje já falecida.
A autora conheceu Severino em 1999, ocasião em que lhe contou a história em cordel O Romance da Princesa do Reino do Mar Sem Fim, de autoria de Severino Borges da Silva, grande poeta popular e violeiro, de Timbaúba, município de Pernambuco.
O conto apresenta a história da princesa Elizabete, filha do rei do Mar Sem Fim, que se livra de um encanto, graças ao heroísmo do valente Adriano. Esse enredo é a base do espetáculo criado pela pesquisadora.
Além da peça, Adriana Schneider também expõe sua coleção particular no Teatro do Jockey. A exposição permite ao público navegar no universo dos mamulengos e de seus mestres. No total serão 25 obras feitas em estruturas de bambu construídas especialmente para o evento. Textos da literatura de cordel, fotos e bonecos complementam a mostra.
Ficha Técnica
Realização: Grupo Pedras
Direção: Adriana Schneider
Elenco: Marina Bezze, Helena Stewart, Diogo Magalhães e Adriana Schneider
Trilha sonora: Kiko Horta
Consultoria em teatro de animação: Miguel Vellinho
Iluminação: Luiz André
Foto: Divulgação
Fonte: guiadasemana.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário