CORDEL PARAÍBA


Publicamos neste espaço/Do poeta renomado/Ao escritor não famoso,

Do doutor ao não letrado./Verso seja rico ou pobre,/Aqui todo mundo é nobre/E seu respeito é sagrado.

Cordelista iniciante/Não fique desanimado/Caso tenha seu poema/Por algum deus desdenhado./Todo e qualquer aprendiz/Tem o direito motriz/De compor verso quebrado.

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não é nenhum coronel./O cordel pertence ao povo

/Do velho a sair no novo/Saboreiam deste mel.
(Manoel Belizario)

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Chico César prestigia II Festival de Cultura Popular do Cariri Paraibano, Zabé da Loca

 

Image

          O Secretário de Estado da Cultura, Chico César, confirmou a participação, nesta quinta-feira (24), no II Festival de Cultura Popular do Cariri Paraibano Zabé da Loca, que em sua versão 2011 homenageia o compositor Ilmar Cavalcante.
           Chico César e uma equipe da Secretaria de Estado da Cultura estarão prestigiando a programação desta quinta-feira, no Teatro Jansen Filho, que, a partir 19h, contará com a apresentação do Espetáculo Teatral As Plêiades da Matemática, do grupo da UEPB, campus Monteiro, além do Festival de Cinema com a exibição de vídeo em homenagem a Ilmar Cavalcante. Em seguida, o secretário falará sobre as ações e projetos do Governo do Estado para a área de cultura, principalmente do processo de interiorização que está sendo implementado.

           Segundo informou o secretário de Cultura e Turismo de Monteiro, Edicarlos Farias, Chico César, no ano passado, quando ainda não era secretário estadual, também prestigiou a primeira edição Festival de Cultura Popular do Cariri Paraibano Zabé da Loca.
Consórcio - Chico César pernoitará em Monteiro e, na sexta-feira (25), participará de uma reunião do Fórum de cultura e turismo do Cariri PB. A reunião acontecerá a partir das 9h, no Teatro Jansen Filho, e na oportunidade Chico César acompanhará o processo de implantação do Consorcio Intermunicipal de Cultura e Turismo do Cariri PB e a eleição dos membros do Comitê Gestor do CICULT CARIRI PB.
            Na reunião também acontecerão a leitura e encaminhamento das demandas e ações estratégicas para o Território pelas Conferências Municipais de Cultura do Cariri e, na ocasião, o secretário Chico César manterá contato e falará sobre ações estratégicas para o desenvolvimento cultural na região do Cariri paraibano, com prefeitos, secretários municipais de Cultura e Educação que estarão no evento.
         O festival - Edcarlos informou que o II Festival de Cultura Popular do Cariri Paraibano Zabé da Loca prossegue até o domingo, 27, com oficinas, palestra, cinema, festival de violeiros, lançamento de livros, shows e apresentações culturais.
"Para realizar o evento a Prefeitura de Monteiro está recebendo o apoio do Banco do Nordeste, Governo da Paraíba através da Secretaria da Cultura, Sebrae, Projetos Vínculus e Dom Helder, UEPB e Credi Pajeú", acrescentou.
         Edcarlos Farias acrescentou que o Festival de Cultura Popular surgiu para valorizar e trabalhar o processo de preservação da cultura popular local. “Trata-se de um evento que nasceu com a proposta de trabalhar a preservação da nossa cultura popular”, afirmou Edcarlos.

A programação oficial:

Dia 24 Fevereiro (Quinta-feira)
16h00 Palestra “Cultura na Educação”: Ministrada por Antonio Rafael de Menezes (Teatro Jansen Filho)
19h00 Espetáculo Teatral: As Plêiades da Matemática (Teatro Jansen Filho)
Festival de Cinema (Teatro Jansen Filho)
Exibição de vídeo em homenagem a Ilmar Cavalcante

Dia 25 Fevereiro (Sexta-feira)
09h00 Reunião do Fórum de Cultura e Turismo do Cariri Paraibano (Teatro Jansen Filho)
10h00 Palestra Programa Mais Cultura e Sistema Nacional e Municipal de Cultura: Representante do Ministério da Cultura (Teatro Jansen Filho)
20h00     Sarau Poético (Centro Cultural Alexandre da Silva Brito)
Festival de Violeiros – Noite dos Campeões – Pinto de Monteiro (Centro Cultural Alexandre da Silva Brito) com: Sebastião Dias e Moacyr Laurentino, Severino Pereira e Edezel Pereira, João Paraibano e Raulino Silva, Raimundo Borges e Gilberto Alves, Carlinhos da Prata e Zé de Jabitacá, Louro Branco e José Feitosa, João Furiba, e ainda aboiadores. Show voz e violão com Oliveira de Panelas.

Dia 26 Fevereiro (Sábado)
08h00 Cultura na Feira: Apresentações Culturais: Banda de Pífano Mirim Curumins da Serra / Coco de Roda Quitéria Noberto/ Banda de Pífano Alto São Vicente/ Bereta do Cavaquinho/ João de Amélia (Mercado Público)
16h00     Lançamento do livro “Ciço de Luzia” de Efigênio Moura (Casa Progresso)
Voz & Violão com Niedson Nill (Casa Progresso)
20h00 Homenagem a Ilmar Cavalcante (Praça João Pessoa)
21h00 Apresentação Cultural de Zabé da Loca e as Ceguinhas de Campina
22h00 Apresentação Cultural Amigos de Ilmar Cavalcante: Maciel Melo (trecho Música), Cristina Amaral (trecho música), César Amaral, Dejinha de Monteiro, Sandra Belê, Neno, Luciene Melo, Osmando Silva, Flávio Leandro, Nanado Alves e Ramon do Acordeon.    Apresentação Cultural Xodó do Cariri

Dia 27 Fevereiro (Domingo)
20h00 Exibição do Documentário “O Mundo Encantado de Zabé da Loca”, direção do jornalista Pedro Paulo (Teatro Jansen Filho)
Programação de Oficinas:
Oficina de Vídeo (Escola Municipal Maria do Socorro Aragão)
Oficina de Pífano (PETI)
Oficina de Percussão (PETI)
Oficina de Coco de Roda (PETI)
Oficina de Teatro (Escola Municipal Maria do Socorro Aragão)

Fonte: paraibaverdadehoje.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário