CORDEL PARAÍBA


Publicamos neste espaço/Do poeta renomado/Ao escritor não famoso,

Do doutor ao não letrado./Verso seja rico ou pobre,/Aqui todo mundo é nobre/E seu respeito é sagrado.

Cordelista iniciante/Não fique desanimado/Caso tenha seu poema/Por algum deus desdenhado./Todo e qualquer aprendiz/Tem o direito motriz/De compor verso quebrado.

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não é nenhum coronel./O cordel pertence ao povo

/Do velho a sair no novo/Saboreiam deste mel.
(Manoel Belizario)

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

II FEIRA LITERÁRIA DE BOQUEIRÃO (PB) ACONTECE DE 24 A 27 DE MARÇO

          Com o tema "Diversidade e Identidade Cultural: Preservando os saberes e fazeres de um povo", a segunda edição da Feira Literária de Boqueirão (FLIBO) homenageia o Escritor Ariano Suassuna e irá se realizar de 24 a 27 de março no município de Boqueirão. 

           Transformada durante a realização do evento na "Cidade das Rimas e Letras" o local irá receber dezenas de convidados e participantes do campo literário e editorial do Brasil, que integram a programação em debates, palestras, encontros, lançamentos, entre outras atividades.

          Nessa aventura cultural, a literatura e a linguagem, estão no foco, abrindo-se para a universalidade de uma e a amplitude da outra, bem como a condição de suas raízes, respectivamente. Motivada pelo seu tema, a FLIBO está comprometida com a integração das diversas culturas envolvidas, reconhecendo seus hábitos, costumes e literatura, com a democratização e a mobilização do acesso universal ao livro, à leitura e à produção literária.

          Diversas atividades serão realizadas, baseadas na promoção e geração de conhecimentos, sem fronteiras culturais e sociais, reunindo um público diversificado e evitando isolamentos de quaisquer naturezas. Uma verdadeira enxurrada literária irá tomar conta da cidade, com palestras, minicursos, exposições, contações de histórias, literatura de cordel, poesia, lançamentos literários e bate papo com escritores dos quatro cantos do País.

          O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Boqueirão, Associação Boqueirãoense de Escritores - ABES, e o Centro de Formação Artística - CEFAR.

Boqueirão

          Boqueirão, município do estado da Paraíba (Brasil), distante cerca de 53 Km de Campina Grande e 146 Km da Capital, João Pessoa. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2010 sua população era estimada em 16.889 habitantes. Área territorial de 425 km².
Boqueirão é conhecida como "Cidade das Águas" mas durante o mês de março transforma-se na "Cidade das Rimas e Letras" para receber dezenas de personalidades lítero-culturais. Conheça um pouco mais da cidade que está transformando a sua realidade através da literatura.

Da redação com FLIBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário