CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Cantigas de roda infantis ganham nova versão em cordel

Antonio Barreto - cantigas de roda - versão cordel

          O Cordelista Antonio Barreto e o Cartunista Antonio Cedraz lançaram no último dia 10 de outubro de 2010, na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, em Salvador, os livros Atirei o Pau no Gato e Pai Francisco Entrou na Roda — tradicionais cantigas de roda em novas versões adaptadas para o Cordel.

Atirei o Pau no Gato

“Atirei o pau no gato
Mas o gato se escondeu.
Percebi que ele era
Mais esperto do que eu.”

Pai Francisco Entrou na Roda

“Numa noite de luar
Lá pras bandas do sertão
Pai Francisco entrou na roda
Tocando seu violão.”

          O Cordelista Antonio Barreto nos apresenta uma versão bem moderna e cativante das clássicas cantigas de roda, que povoaram nossa infância, com belas ilustrações do cartunista Antonio Cedraz. Os livros bem ilustrados agradam a todos e vão servir de leitura de cabeceira dos pequenos novos leitores.

Os autores:

Antonio Carlos de Oliveira Barreto [Antonio Barreto] nasceu nas caatingas do sertão baiano, Santa Bárbara-Bahia. Professor, poeta e cordelista, com vários trabalhos em jornais, revistas e antologias, tendo publicado mais de 100 folhetos de cordel abordando temas ligados à educação, problemas sociais, futebol, humor e pesquisas. Licenciado em Letras Vernáculas, pós-graduado em Psicopedagogia e em Literatura Brasileira

Faz palestras, recitais e oficinas abordando a Literatura de Cordel em diversas escolas públicas, particulares, universidades e outras instituições, além de participar de colóquios, seminários, congressos e festivais de poesia e cultura popular no Brasil e no exterior.

Contato: abarretocordel@hotmail.com

Tel.: 71-91964588  71-3329-3237

Antônio Cedraz nasceu em uma fazenda no município de Miguel Calmon (Ba), mas cresceu e formou-se professor em Jacobina, onde teve os primeiros contatos com as histórias em quadrinhos.

É Mestre dos Quadrinhos Nacionais, título concedido pela Associação de Caricaturista e Desenhistas de São Paulo e o criador da Turma do Xaxado, com a qual ganhou, seis vezes, o mais importante prêmio de Histórias em Quadrinhos do Brasil: o HQ MIX, considerado o Oscar dos quadrinhos brasileiros.

Contato: edicoes@xaxado.com.br

71 3357-5289

Fonte: barretocordel.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário