CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



sexta-feira, 24 de maio de 2013

Primeiro livro sobre histórias da enfermagem utilizando a literatura de cordel


Onã Silva é uma enfermeira com múltiplas facetas. Mestre em Educação, com doutorado em andamento pela Universidade de Brasília, também é formada em Artes Cênicas e pós-graduada em Saúde Pública.
Ela entra para o RankBrasil em 2013 graças ao seu livro Histórias da Enfermagem no Universo do Cordel.  A obra é fruto de um árduo trabalho de pesquisa que durou quatro anos e passou por diversas fases.
Iniciou com o estudo de 85 referências e materiais documentais de diversas fontes e foi até a última etapa de ressignificação do material de estudo para a literatura de cordel.
Segundo a autora, o objetivo do livro é a popularização da ciência, divulgando e democratizando as histórias e os saberes da enfermagem para outras áreas e para a sociedade em geral, fugindo de uma linguagem técnica ou científica e, para isso, escolheu a literatura de cordel, como estímulo à diversidade científica e cultural.

A literatura de cordel
Cordel é um tipo de poema popular, oral ou impresso, escrito de forma rimada e geralmente ilustrado com xilogravuras. Por ser filha de pai nordestino, Onã Silva conta que já tinha alguma familiaridade com o universo encantador do cordel que, de certo modo, também faz parte da sua história de vida e vivência no mundo literário.
O resultado foi um livro inédito e original com 28 cordéis, escritos em estrofes de seis versos, chamadas sextilhas, que contam histórias de lutas, conquistas e personagens históricos ligados à enfermagem, entre eles: Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna e a brasileira Anna Nery, voluntária na Guerra do Paraguai.
Mas o livro apresenta também homenagens a personalidades da atualidade que estão construindo a história da enfermagem, destaca as entidades de classe, os principais pesquisadores, entre outros assuntos.
Além de atuar como professora universitária na área de enfermagem, Onã Silva também já escreveu, dirigiu e apresentou peças teatrais. Ela conta que, futuramente, pretende levar ao palco algumas das histórias do livro.
Mas esta não é a primeira incursão literária da enfermeira-escritora. Ela iniciou na literatura no início da década de 1980 e já escreveu diversos originais e também tem outros livros publicados, individualmente ou dividindo a autoria.
Ela diz que entrar para o RankBrasil representa um marco em sua história: “Estou muito feliz e honrada. Considero que este reconhecimento não é só uma homenagem ao meu trabalho, mas à enfermagem, ao cordel e à literatura como um todo. Ser agraciada com este título do RankBrasil é espetacular, principalmente no mês de maio, durante a Semana Brasileira de Enfermagem”, fala.
A recordista agradece a algumas pessoas que foram fundamentais para a realização do livro: o esposo Maurício Apolinário e o filho Nicolas Augusto, o orientador de doutorado, Dr. Elioenai Dornelles Alves; a prefaciadora do livro, a enfermeira Francisca Valda da Silva; escritor e consultor sobre a literatura de cordel, Dr. João Bosco Bezerra Bonfim; a ilustradora Silvana de Paula e o editor Victor Tagore Alegria (Editora Thesaurus de Brasília).
Fonte: Rank Brasil
Via noticianahora.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário