CORDEL PARAÍBA


Publicamos neste espaço/Do poeta renomado/Ao escritor não famoso,

Do doutor ao não letrado./Verso seja rico ou pobre,/Aqui todo mundo é nobre/E seu respeito é sagrado.

Cordelista iniciante/Não fique desanimado/Caso tenha seu poema/Por algum deus desdenhado./Todo e qualquer aprendiz/Tem o direito motriz/De compor verso quebrado.

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não é nenhum coronel./O cordel pertence ao povo

/Do velho a sair no novo/Saboreiam deste mel.
(Manoel Belizario)

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A literatura de cordel nas escolas de língua estrangeira

Nesta sexta-feira (16/09), a partir das 19h, na livraria Siciliano do Shopping Midway, acontecerá o evento "Yes, nós temos cordel".

O evento será um verdadeiro encontro de culturas, onde serão realizadas diversas atividades com alunos, professores, poetas e escritores envolvendo a literatura de cordel e as línguas estrangeiras, o inglês e o espanhol.

Pela primeira vez é feita uma parceria entre uma escola de idiomas e um grupo de cordel para tal troca de experiências. "Essa troca de culturas torna o segundo idioma mais familiar e as atividades deixam os alunos mais entrosados e desinibidos", disse Fábio Marques, diretor do Watford.

Segundo Conceição Gama, uma das organizadoras do projeto, essa também é uma forma de difundir a literatura de cordel e despertar o interesse pela poesia e pela arte. "Com o cordel conseguimos juntar alguns valores básicos como o respeito e o amor pelo próximo e a nossa cultura regional que é tão preciosa", completou Conceição.

O encontro terá participação de cantores, poetas, professores de idiomas, alunos do Watford, humoristas e profissionais da educação para apresentações musicais, teatrais, oficinas e palestras, além de promover a arrecadação de alimentos para o Hospital Infantil Varela Santiago.

Fonte: Diario Potiguar via twitter.

Imagem: janela.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário