CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Campus Paulistana realiza oficina de xilogravura – Teresina - PI

A atividade integra o o projeto “Literatura de Cordel: Um Resgate das Tradições Populares”.

O campus Paulistana do Instituto Federal do Piauí realizou, no dia 24 de agosto, uma oficina de Xilogravura, ministrada pela  professora de Artes Elenilce Soares Mourão, na biblioteca da instituição.

A oficina contou com a participação de alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Médio em Mineração e Informática, e as peças produzidas compõem um painel que está exposto no mural do Hall de Entrada. “Aprender a técnica de xilogravura foi fascinante, porque o novo é sempre um ingrediente a mais a nossa aprendizagem”, falou Carla Ediane, participante da atividade.

Esta ação integra o projeto “Literatura de Cordel: Um Resgate das Tradições Populares”, idealizado pela bibliotecária Ana Úrsula Farias Pereira, que está sendo executado durante este segundo semestre. Outra atividade, prevista para o mês de outubro, será a realização de um Concurso de Cordel entre as turmas do Médio/Integrado.

Para a bibliotecária Ana Úrsula, as atividades de leitura, escrita e arte visual favorecem o processo de letramento dos alunos, contribuindo à formação do senso crítico e à autonomia intelectual.

 

 

Reproduzido de:www.ifpi.edu.br

Um comentário:

  1. Muito interessante esse projeto. A literatura de cordel realmente muito contribui para a formação intelectual dos alunos em formação.

    ResponderExcluir