CORDEL PARAÍBA


Publicamos neste espaço/Do poeta renomado/Ao escritor não famoso,

Do doutor ao não letrado./Verso seja rico ou pobre,/Aqui todo mundo é nobre/E seu respeito é sagrado.

Cordelista iniciante/Não fique desanimado/Caso tenha seu poema/Por algum deus desdenhado./Todo e qualquer aprendiz/Tem o direito motriz/De compor verso quebrado.

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não é nenhum coronel./O cordel pertence ao povo

/Do velho a sair no novo/Saboreiam deste mel.
(Manoel Belizario)

terça-feira, 24 de maio de 2011

Cordelista Manoel Belizário lança livro em João Pessoa

 

Fonte: Agência de Notícias da UFPB -

Por Paulo César Cabral

Faz parte do projeto Semeando Cordel; a metade dos livros será doada para 100 escolas do município de João Pessoa

             “Agruras de um poeta popular ou congressos dos poetas populares no paraíso”. Este é o título do livro do poeta-cordelista Manuel Belizário que será lançado nesta sexta-feira (27), às 10h, na Sala do Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular (Nuppo), órgão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus de João Pessoa.

           O livro é composto por quatro folhetos independentes e inéditos:“Agruras de um poeta popular ou congressos dos poetas populares no paraíso”, “As aventuras de Teó da Lage em Busca de Assombração”, O Romeiro e a Promessa” e “Histórias de Trancoso”.

          O lançamento do livro faz parte das atividades do Projeto “Semeando Cordel na Escola e na Sociedade”, patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura. O objetivo é difundir a literatura no âmbito escolar e garantir à população em geral o acesso de baixo custo a este fazer poético – além de incentivar o poeta. A metade dos livros produzidos será doada em igual número a 100 escolas do município de João Pessoa e a outra metade será cedida ao autor.

          Mais informações a respeito do assunto podem ser obtidas no Nuppo, localizado no térreo da Reitoria da UFPB. Telefone: (83) 3216-7030.

Nenhum comentário:

Postar um comentário