CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



quarta-feira, 6 de abril de 2011

Sesc Ler de Gurupi realiza mostra literária “O cordel e o cantador” – Palmas (TO)

           Por: “Portal Stilo” jornalstylo.com.br

          Entre os dias 06 e 31 de abril, o Sesc Ler de Gurupi vai realizar mais uma edição do projeto Mostras Literárias. Com o tema: mostra literária “O cordel e o cantador”, o projeto vai exibir imagens e informações sobre a literatura de cordel e também com a exposição de um varal de livretos de cordel. O lançamento será no dia 05 de abril às 19h, no Sesc Ler, localizado na quadra Al. 03, Lt. 60, Parque Primavera.
          A exposição traz um pouco do que é a literatura de cordel ao expor temas como o que é o cordel, o cantador, as cantorias, um breve histórico do cordel, a permanência no Brasil, sua influência, a xilogravura e a relação do autor e a temática. Para as escolas e professores são fornecidas algumas sugestões de trabalho com o cordel na escola e em sala de aula.
          As escolas e demais instituições podem agendar Visitas orientadas e levarem turmas para a visitação da mostra.
           O programa Mostras Literárias busca proporcionar ao público um contato maior com obras, personagens e autores literários por meio de atividades como oficinas, leituras, debates, contação e histórias, exibição de filmes, dentre outras, que são realizadas em torno das exposições. Essas ações proporcionam um maior conhecimento acerca do conteúdo literário exposto e possibilita a interação do participante com o evento e com a literatura em seus diversos âmbitos de realização.
          O contato com as obras literárias e com detalhes de sua produção, de processo criativo do autor, com informações sobre o que é aquela obra - como no caso do cordel, ou seja, saber o que é um cordel, faz com que as pessoas se sintam mais familiarizadas com a literatura. Esse contato, essa familiarização é que causa o prazer pela literatura. E essa a principal importância desse projeto. Ele promove essa união entre o autor, a obra e o leitor, de forma prazerosa. (Da Ascom/Secom)

Serviço: Mostra Literária: “Literatura de Cordel”
Abertura: 05 de abril às 19h
Visitação: de 06 a 31 de abril das 8h às 21h
Local: SESC Ler de Gurupi, quadra Al. 03, Lt. 60, Parque Primavera
Entrada gratuita
Informações e visitas orientadas pelo telefone (63) 3316 -1388.

Imagem: uefs.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário