CORDEL PARAÍBA

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Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



terça-feira, 19 de abril de 2011

Reposição de Perdas de Aprendizagem em Leitura e Escrita Utilizando Literatura de Cordel

Fonte: recantodasletras.com.br

Autora do projeto: Albertina Cláudia Leite de Freitas

Projeto para os educadores que queiram aproveitá-lo em sua árdua tarefa de formar cidadãos conscientes de sua cultura.
Autora do projeto: Albertina Cláudia Leite de Freitas

1. TÍTULO:
REPOSIÇÃO DE PERDAS DE APRENDIZAGEM EM LEITURA E ESCRITA UTILIZANDO LITERATURA DE CORDEL.
ÁREA: LINGUAGENS E CÓDIGOS

CLIENTELA: alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental com dificuldade em leitura e escrita.

1. INTRODUÇÃO / JUSTIFICATIVA
A razão do projeto “Reposição de Percas de Aprendizagem em Leitura e Escrita utilizando Literatura de Cordel” é criar na escola um circuito de leitura: alunos lendo, produzindo histórias, contando histórias diante de outros alunos, proporcionando, assim a socialização do saber, através da reflexão e troca de experiência de leitura e escrita de cordéis.
Este projeto possibilita que a sala de aula se transforme numa oficina e os alunos em artesãos de textos, proporcionando aos educandos uma imersão no mundo da leitura, garantindo que todos se expressem e possam apresentar com dinamismo: dramatizando, dançando, declamando, cantando, narrando, etc.
Conseqüentemente todos serão desafiados a produzir seus próprios textos utilizando as diferentes formas de organização textual de acordo com as especificidades da literatura de cordel: quadras, sextilhas, setilhas, motes, canções, etc.
Será de fundamental importância trabalhar este projeto, porque irá proporcionar aos educandos uma imersão no mundo da cultura popular, leitura e escrita de cordéis, oferecendo condições para que ela se torne efetivamente um laboratório de teoria e prática, utilizando sempre de inovações na forma de apresentar as produções. Para isso utilizar-se-á de apresentações orais, dramatizações, danças, saraus poéticos, declamações de poesias, realização de cantorias, enfim, com muito dinamismo e criatividade, sem perder de vista o objetivo principal que é superar as dificuldades na leitura e na escrita.

2. OBJETIVOS
2.1. OBJETIVO GERAL
Ampliar o conhecimento dos educandos quanto a leitura e a escrita explorando diferentes caminhos para a formação dos leitores

2.2 - OBJETIVOS ESPECIFICOS
1 Ler e apresentar oralmente diferentes tipos de textos.
2 Incentivar o gosto pelos diferentes tipos de leitura.
3 Mostrar o valor cultural existentes na literatura de cordel.
4 Valorizar a cultura popular e suas diferentes manifestações existentes na comunidade e na própria escola (alunos, professores, núcleo gestor).
5 Divulgar, na escola, obras dos grandes escritores da literatura de cordel, tais como: Patativa do Assaré, Leandro Gomes de Barros, Alberto Porfírio, Cego Aderaldo, Arievaldo Viana, etc.
6 Desenvolver a capacidade de refletir sobre os aspectos específicos de cada tipologia textual.
7 Contribuir para o desenvolvimento da oralidade dos educandos.
8 Desenvolver a competência comunicativa através de dramatizações de obras literárias.
9 Produzir livretos, fazendo o uso dos conhecimentos adquiridos durante o projeto.

3.0 -  METODOLOGIA
      O projeto “Reposição de Percas de Aprendizagem em Leitura e Escrita utilizando Literatura de Cordel” mobiliza alunos do Ensino Fundamental, professores, núcleo gestor e comunidade em torno da escola.
      Inicialmente de um mini-seminário, os alunos refletirão sobre o que é cultura, fazendo comparações entre a cultura erudita e a cultura popular, para reconhecerem a literatura de cordel como um exemplo cultura popular.
Em seguida serão realizadas oficinas de leitura de cordéis para os alunos irem conhecendo diferentes obras e estilos utilizados na literatura de cordel. Para isso serão utilizadas várias dinâmicas de leitura, como: leitura silenciosa, leitura compartilhada, leitura em forma de jogral, leitura dramatizada, declamação de poesias, etc.
Posteriormente serão realizadas oficinas de produções de textos com uma introdução às regras da literatura de cordel: versos, estrofes, rimas e métrica. A partir daí os alunos produzirão seus cordéis, coletivamente e/ou individualmente.
Também serão realizadas oficinas de introdução às técnicas de xilogravura, a partir das quais os alunos farão desenhos para suas produções.
Serão realizados dois encontros de socialização do projeto. O primeiro após as oficinas de leitura onde os alunos, pais, professores e pessoas da comunidade apresentarão obras de literatura de cordel, através de dramatizações, declamações, jograis, paródias, danças, etc. Este evento, denominado “Noite da Poesia” será realizado no mês de outubro durante a II Semana de Artes, Literatura e Ciências, culminando com a realização de uma cantoria de viola.
O segundo encontro de socialização, denominado “Noite de Autógrafos”, será realizado no mês de dezembro onde os alunos farão uma exposição de seus trabalhos.

3.1 - DESENVOLVIMENTO DA EXPERIÊNCIA
              O projeto “Reposição de Percas de Aprendizagem em Leitura e Escrita utilizando Literatura de Cordel”, está inserido no planejamento escolar, na área de Linguagens e Códigos.
              Parte do principio que a leitura é a base para a aquisição de todo e qualquer conhecimento construído ou socializado na escola, ou seja, os alunos que dominam as habilidades de leitura e escrita têm boas notas em todas as matérias, não apenas em Língua Portuguesa. Por outro lado os alunos com dificuldade em leitura e escrita, além de terem dificuldade de aprendizagem em todas as matérias, perdem a auto-estima e, consequentemente, o gosto pelo estudo, sendo considerados, muitas vezes como “indisciplinados”.
           Após a conclusão do primeiro período letivo observamos que cerca de 60% dos alunos do 6º e 7º ano e 40% dos alunos do 8º e 9º ano não estão lendo e escrevendo de acordo com a série que estão cursando. A partir dessa situação todos os professores passarão a reservar semanalmente, um horário para trabalhar atividades de leitura e escrita na Sala de Aula, no Centro de Multimeios ou no Laboratório de Informática, tornando a leitura e a escrita em desafio coletivo de toda a comunidade escolar.
Porém, faz-se necessário uma ação mais ousada para aqueles alunos com mais dificuldade, tornando necessária a realização deste projeto porque, como sabemos, a leitura e a escrita interferem no contexto político, social e econômico e cultual dos indivíduos, porque promove a reflexão, a interação e o crescimento intelectual dos alunos, tornando-os sujeitos ativos, capazes de interpretar, compreender e transformar a sociedade. Portanto, é um instrumento de cidadania.

3.2 - DURAÇÃO DO PROJETO
     O projeto deverá ser trabalhado durante todo o ano letivo de 2007, dando oportunidade de participação a todos os alunos do Ensino Fundamental que apresentarem dificuldade de leitura e escrita.

3.3 - ATIVIDADES REALIZADAS
1 Seminário sobre cultura popular
2 Oficinas de leitura de cordéis
3 Oficinas de produção de textos
4 Oficinas de desenhos e ilustrações
5 Digitação de textos no Laboratório de Informática
6 Leitura de textos literários
7 Atividades de produção  e confecção de cordéis.
8 Realização da “Noite da Poesia Popular” com apresentações dos alunos e comunidade escolar
9 Realização de uma cantoria de viola
10 Exposição dos livros produzidos pelos alunos para os colegas e comunidade escolar.

3.4. - PROCEDIMENTO DO PROFESSOR
• Orientar os educandos para as atividades de leitura e escrita.
• Incentivo e indicação de livros e autores.
• Questionamentos sobre as obras de literatura de cordel na atualidade.
• Socialização e valorização das produções feitas pelos alunos.
• Elogiar os trabalhos apresentados sugerindo o que deve ser melhorado.
• Proporcionar momentos extra - classe para as apresentações e divulgações dos trabalhos realizados em sala.
• Buscar parcerias e apoios dos demais professores para o desenvolvimento das atividades.

4.0 - RECURSOS NECESSÁRIOS
4.1- Humanos
1 Ampliação da carga horária da Professora Albertina Cláudia Leite de Freitas
2 Alunos do Ensino Fundamental II
3 Colaboração dos demais professores, Núcleo Gestor, Funcionários
4 Parcerias com a comunidade

4.2 - Físicos
1 Salas de aulas
2 Pátio da escola
3 Centro de Multimeios
4 Laboratório de Informática

4.3 - Materiais
1 Livros literários
2 Livros de Literatura de Cordel
3 Cartolinas
4 Canetinhas
5 Lápis de cores
6 Lápis preto
7 Borracha pontuda
8 CD’s e disquetes
9 Fita gomada
10 Fotocópias
11 Encadernações
12 Papel ofício A4
13 Tinta para impressora
14 Giz de cera
15 Tecidos (algodãozinho)
16 Tinta para tecido

5.0 -  AVALIAÇÃO
A avaliação será feita semanalmente, através das apresentações orais e escritas. Também serão levados em conta o interesse e a participação dos alunos nas diversas atividades realizadas.
Espera-se que ao final do projeto os alunos sejam capazes de:
1 Localizar informações explicita em um texto
2 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão
3 Inferir uma informação implícita em um texto
4 Identificar o tema de um texto
5 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato
6 Empregar diferentes recursos lingüísticos de acordo com as possibilidades do gênero literatura de cordel.

5.1 - RESULTADOS ESPERADOS
A clientela atendida formará uma turma heterogênea constituídas de alunos de diferentes faixas etárias (de 12 a 17 anos), alguns provenientes da zona rural, chegando na escola apresentando dificuldades na leitura, na oralidade e na escrita.
    Este projeto beneficiará, pois passarão a ler periodicamente livros literários e diversos, apresentando oralmente a obra lida e produzindo o seu próprio livro bimestralmente.
Cada aluno produzirá pelo menos um livrinho tornando-se autores e responsáveis pela própria ilustração do mesmo. Outros chegarão a fazer mais produções e ler pelo menos três livros num mês.
O referido projeto será um trabalho orientado e estimulado pela professora coordenadora, havendo uma participação e uma melhoria na leitura oral, na escrita, e no desempenho da produção textual apresentando coerência e coesão, além de propiciar um melhor relacionamento entre os alunos e colegas da escola de um modo geral.

6.0 – BIBLIOGRAFIA
- Linguagens, códigos e suas tecnologias / Secretaria de Educação Média e Tecnológica – Brasília : MEC ; SEMTEC, 2002. PCN – PARAMETROS CURRICULARES  NACIONAIS
- Arievaldo Viana Lima (org.) Acorda Cordel na Sala de aula, Fortaleza ; Tupyniquim Editora / Queima-Bucha, 2006.
- Batista, Sebastião Nunes. Antologia da literatura de Cordel, 1ª edição – Fundação José Augusto, Natal , 1977.
- Ferreira, Gonçalo. Vertentes e Evolução da Literatura de Cordel, 3ª edição, ABLC, Rio de Janeiro – RJ.
A autora do projeto é educadora e mora na cidade de Quixáda no sertão central do estado do Ceará.

Claudo Ferreira

Imagem: cordeldopescador.blogspot.com

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