CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



segunda-feira, 25 de abril de 2011

Alunos do Colégio Berlaar criam projeto para resgatar a beleza e a criatividade da Literatura de Cordel – Pará de Minas - MG

Fonte: www.santacruzam.com

Colégio Berlaar Sagrado Coração de Maria, o tradicional colégio das Irmãs, realiza entre os próximos dias 27 e 30 de abril, sua exposicaocolegiodasirmasvigésima primeira feira do livro, como forma de incentivar seus alunos à leitura dos mais diversos gêneros literários existentes. E este ano, para introduzir a feira, os alunos do 6º ano do ensino fundamental, orientados pelo professor Eduardo Aráque, criaram um projeto que resgata a tradição da Literatura de Cordel, trazida de Portugal e enraizada à cultura do nordeste brasileiro. O Professor explica que a idéia do projeto surgiu do interesse dos próprios alunos ao conhecer a beleza e as curiosidades do Cordel. O professor acredita que além de incentivar à leitura e à produção de textos, o projeto tem o objetivo central de oferecer às crianças uma estrutura cultural para entender, inclusive, as referências televisivas que, volta e meia, trazem à tona estas formas de cultura popular. Toda a produção dos alunos já está exposta no quiosque central do pátio do Colégio, e é aberta a visitação dos alunos, seus pais e toda a comunidade escolar. O Projeto Literatura de Cordel fica aberto à visitação até o final da Feria de Livros, que termina no dia 30 de abril. Vale à pena conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário