CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



segunda-feira, 25 de abril de 2011

Literatura de cordel é destaque esta semana em São José dos Campos (SP)

         Fonte: vnews.com.br 

A literatura de cordel é o destaque de duas atividades que o músico e professor universitário Paulo Barja comanda na Biblioteca Pública Cassiano Ricardo, em São José dos Campos, nesta última semana de abril.
          No dia 26 (terça-feira), às 14 horas, Paulo Barja apresenta ‘Cantos e Contos’, que reune cordeis de sua autoria. E no dia 29 (sexta-feira), às 9 horas, ele ministra a palestra ‘Cordel na Estrada e na Escola’. Os dois eventos têm entrada gratuita.
          Literatura de cordel é um tipo de poema popular, originalmente oral, e depois impresso em folhetos rústicos e exposto para venda pendurado em cordas ou cordeis. Ele nasceu em Portugal, que tinha a tradição de pendurar folhetos em barbantes.
           No Nordeste do Brasil o nome foi herdado, mas a tradição do barbante não continuou. Os poemas são escritos em forma ritmada e alguns ilustrados com xilogravura. Os autores ou cordelistas recitam os versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola.
Exposição: Também prossegue na biblioteca, até o final do mês, a exposição ‘Monteiro Lobato – Outros Aspectos’, que apresenta (em painéis) detalhes significativos da vida e obra do autor Monteiro Lobato, considerado um dos mais importantes escritores infanto-juvenil do Brasil.
           Serviço: Biblioteca Pública Cassiano Ricardo – Rua XV de Novembro, 99, Centro. Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h15 às 17h, e sábados, das 8h15 às 13h. Informações: 3921-8845.

Imagem: vivaviver.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário