CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



domingo, 29 de julho de 2012

Prêmio Cosern Literatura de Cordel deixa grade da Feira do Livro de Mossoró

antonio_francisco_2

Fonte: Omossoroense

Os vencedores do VI Prêmio Cosern Literatura de Cordel não serão mais conhecidos na abertura da Feira do Livro de Mossoró, dia 8 de agosto, como previsto. A organização decidiu adiar o término das inscrições de trabalhos de 9 deste mês para 13 de setembro, e a divulgação do resultado para dia 23 de outubro, na Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (Fliq), com entrega da premiação dia 25 de outubro.
Membro da equipe de produção da Feira do Livro de Mossoró, Betânia Lima explica que o adiamento ocorreu devido à intenção de receber mais obras de cordel para o concurso, principalmente de alunos dos ensinos médios e fundamental, já que esse recebimento foi comprometido pelas férias de julho, mês inicialmente previsto para as inscrições.
"O objetivo é envolver mais os estudantes e receber mais trabalhos, daí, a prorrogação do prazo de inscrições para mobilizarmos o aumento da participação", justifica Betânia, esclarecendo que a literatura de cordel continuará com espaço privilegiado na Feira do Livro de Mossoró, com oficinas e participação de escritores, com Antônio Francisco, dia 12 de agosto.

FORMATO
O VI Prêmio Cosern Literatura de Cordel é dividido em três categorias - Ensino Fundamental, Ensino Médio e Categoria Livre -, tem como tema este ano "O que é ser cidadão" e distribuirá aos vencedores troféus e mais de 4 mil reais em prêmios.
Além da premiação, como nos anos anteriores, os três melhores trabalhos de cada categoria serão reunidos em um livro, cuja distribuição será feita entre as bibliotecas da rede pública de ensino do Rio Grande do Norte.
Além dos poetas cordelistas, enquadrados na categoria "livre", o concurso envolve a comunidade escolar norte-rio-grandense, formada por estudantes e professores do ensino fundamental e médio.
Literatura de cordel, também conhecida no Brasil como folheto, é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos.
Para inscrever trabalhos, o candidato deve imprimir a ficha de inscrição, na página na internet www.premiocordel.com.br, e encaminhá-la à rua Pastor Jerônimo Gueiros, 1400, CEP 59020-620, bairro Tirol, Natal, endereçada a Prêmio Cosern de Literatura de Cordel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário