CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Nação Forrozeira leva as artes do Mamulengo, Repente e Literatura de Cordel às cidades de Ceilândia e Samambaia (DF)




Evento vai até o dia 15 de setembro

Os artistas escolhidos para o Nação Forrozeira e Artistas Nordestinos têm uma forte ligação com Ceilândia e são bem conhecidos em Samambaia. (Divulgação)

Idealizado pelo forrozeiro Nilson Freire, o Nação Forrozeira e Artistas Nordestinos leva a distintos públicos de Ceilândia e Samambaia, as artes do Mamulengo, com Chico Simões, do Repente, com João Santana e Chico de Assis, da Literatura de Cordel, na autoria de Donzílio Luiz, da Poesia Matuta, nas vozes de Lilia Diniz, Donzílio Luiz e Valdenor de Almeida, e da MPB Nordestina, no som do grupo Nordestinos Candangos e do Trio de Forró do sanfoneiro Marcos Farias, filho de Marinês, a Rainha do Xaxado, e afilhado de Gonzagão, o Rei do Baião.

A itinerância do projeto passa pela Casa do Cantador, Praça do Cidadão, Centro de Educação de Jovens e Adultos e Feira Permanente Central, em Ceilândia, já em Samambaia o Nação Forrozeira e Artistas Nordestinos chega ao Espaço Imaginário e à Feira Permanente da 202. Serão seis eventos, no total, com apresentação do cantor Nilson Freire, que convida ao palco três participações especiais em cada local. A expectativa de público presente, no geral, é de quatro mil pessoas e o projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF, para sua realização.

Além das apresentações, o projeto promove ainda oficina de “Técnicas de Acordeom”, ministrada pelo mestre sanfoneiro Carlinho do Acordeom na ASFORRÓ, com sede na Feira da Guariroba em Ceilândia. Oficina de “Poesia Popular Nordestina” para estudantes do EJA do CEF Boa Esperança na Zona Rural de Ceilândia, com Donzílio Luiz, Chico de Assis e João Santana. Além de imprimir e distribuir mil exemplares de Livreto de Cordel sobre “o Forró e o Rei do Baião”, escrito por Donzílio Luiz.

Os artistas escolhidos para o Nação Forrozeira e Artistas Nordestinos têm uma forte ligação com Ceilândia e são bem conhecidos em Samambaia. Chico de Assis e João Santana, pratas da Casa do Cantador, farão shows-aula de Repente, ou seja, passeios através das dezenas de estilos dessa arte. Os Nordestinos Candangos, com agenda de shows constante em Ceilândia, mostrarão a força do Nordeste em composições autorais de musicalidade refinada. Chico Simões, com o Mamulengo Presepada, com sede em Taguatinga, fará um espetáculo cheio do bom humor nordestino.
Marcos Farias, sanfoneiro filho de Marinês e afilhado de Luiz Gonzaga, acompanhado da cantora Sabrina Vaz, fará um show com os sucessos da fase de consolidação do Forró por todo o Brasil. Marcos Farias viajava com os pais desde os cinco anos. “A gente encarou um Brasil que não tinha nem estrada asfaltada, levando música para onde o povo estava. E eu construí minha carreira em cima disso, tanto que minha formação é também como produtor”, diz Marcos, que já produziu artistas como Zé Ramalho e Sandra de Sá.

Os poetas Donzílio Luiz, Valdenor de Almeida e Lilia Diniz se encarregarão de encher de poesia matuta cada evento. O livreto de Literatura de Cordel sobre a trajetória de Luiz Gonzaga e o surgimento do Forró, de autoria do mestre Donzílio Luiz, busca popularizar em fácil e prazerosa leitura este conhecimento histórico tão significativo.

Curador e idealizador do projeto, Nilson Freire marcou a cena musical brasiliense à frente do programa Forró Mania, da Rádio Atlântica. Em parceria com Frank Aguiar compôs o tema da novela Amor e Ódio, do SBT, e tem composições suas gravadas por Cuscuz com Leite e Asas do Forró.

Segunda-feira, 20 de agosto, a partir das 20h, no Centro de Ensino Fundamental Boa Esperança, localizado na DF 190, Zona Rural de Ceilândia
Chico de Assis e João Santana; e Nilson Freire
Apresentação: Lilia Diniz
Sábado, 02 de setembro, a partir das 11h40, na Feira Central de Ceilândia
Chico de Assis e João Santana; Sabrina Vaz e Marcos Farias; e Nilson Freire
Apresentação: Valdenor de Almeida
Sábado, 14 de setembro, a partir das 20h, na Casa do Cantador, na QNN 32, Área Especial, Ceilândia
Chico de Assis e João Santana; Nordestinos Candangos; e Nilson Freire
Apresentação: Valdenor de Almeida
Sábado, 15 de setembro, a partir das 18h, na Praça do Cidadão de Ceilândia, Localizada na Entre Quadra 18/20 da Ceilândia Norte
Chico de Assis e João Santana; e Nilson Freire
Apresentação: Donzílio Luiz


Fonte: https://fatoonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário