CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



domingo, 26 de agosto de 2018

Biblioteca Municipal Clodomir Silva promove ação cultural sobre a literatura de cordel (Aracaju, SE)


Em comemoração ao Dia do Folclore, a Biblioteca Municipal Clodomir Silva, unidade vinculada à Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), em parceria com o Colégio Estadual Atheneu Sergipense, promoveu nesta quarta-feira, 22, o Projeto Hora do Cordel. Nesta edição, o programa foi intitulado ‘Terra Ardente’ e seguiu com o intuito de estimular os estudantes a se interessarem mais sobre a literatura de cordel.

De acordo com a coordenadora da biblioteca, Fabiana Bispo, a realização de mais uma edição do programa Hora do Cordel mostrou, mais uma vez, o fortalecimento com a cultura popular de Sergipe. “Esta iniciativa buscou valorizar a literatura de cordel em nossa cidade e também no Estado, e mostrar esse gênero textual como uma fonte de aprendizado e lazer. Além de ser uma contribuição cultural para a população”.

Durante o evento, a presidente da Academia Sergipana de Cordel, Izabel Nascimento, deixou uma mensagem reflexiva sobre a origem e a importância do cordel para a juventude. “Falar para estudantes é uma das ações que a academia preza, devido o incentivo pela perpetuação dessa arte que depende de pessoas que se interessam em pesquisar e produzir. Por isso que é muito importante essa experiência, tanto para os alunos e como também para os escritores”.

O cordelista de 15 anos, Everton Silva, que fez a mediação da palestra, contou que a sua paixão por essa literatura chegou desde cedo. “Eu descobri o cordel desde os 11 anos de idade e hoje eu tento  mostrar para os jovens a importância dessa literatura em nossas vidas. O cordel que eu mais amo é o ‘Na cabeça que não pensa, tem racismo todo dia’ -  Diga-me quantos zumbis ainda precisaremos e das dandaras que tempo para lutar neste país, diga-me quais dos brasis a nossa cor é maioria, o brasil que a gente cria, o brasil da imprensa, da cabeça que não pensa, tem racismo todo dia”, declamou.

Zézé de Boquim, um dos cordelistas mais conhecido de Sergipe, parabenizou a iniciativa da realização do evento e comentou sobre as dificuldades no seu tempo escolar para declamar um poema popular. “Naquela época não tinha transporte, andávamos cerca de 10 Km a pé, e hoje tem tudo mais fácil, principalmente os livros. E esses encontros são importantes para incentivar os estudantes", afirmou.

Cordelteca

A Biblioteca Municipal Clodomir Silva possui a primeira Cordelteca Municipal do Brasil. Atualmente, seu acervo é composto de cerca de mil exemplares de livretos para leitura e pesquisa. Além de folhetos, antologias de Literatura de Cordel, livros teóricos, teses e dissertações sobre este estilo literário, a ‘Cordelteca João Firmino' dispõe de uma galeria com informações biográficas de 36 poetas cordelistas sergipanos. Outras informações sobre a Cordelteca e o Projeto Hora do Cordel podem ser obtidas pelo telefone: (79) 3179-3742 ou na sede da Biblioteca, localizada na rua Santa Catarina, n° 314, bairro Siqueira Campos.

Fonte: www.aracaju.se.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário