CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Conhecimento de causa! Presidente da Academia Brasileira de Cordel escreve sinopse da Ilha - RJ

Com o lançamento programado para esta segunda, 6, a sinopse do enredo da União da Ilha para 2019 foi escrita por um convidado pra lá de conceituado quando o assunto é a poesia que envolve o Ceará, conforme a escola pretende apresentar na Sapucaí. Trata-se do presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, Gonçalo Ferreira da Silva, que respondeu positivamente ao chamado do carnavalesco Severo Luzardo para colaborar com a construção do texto que baseia o tema “A peleja poética entre Rachel e Alencar nos avarandos do céu”.
Mais do que um veterano na instituição responsável por reunir grandes cordelistas do Brasil, Ferreira da Silva tem tudo a ver com a apresentação da tricolor insulana porque é natural da cidade cearense de Ipu e, além disso, é um tantinho carioca. O poeta chegou ao Rio aos 14 anos e, já na Cidade Maravilhosa, lançou em 1963 o seu primeiro livro sobre a região Nordeste. Desde então, lançou mais de 200 títulos diferentes e fundou a Academia em 1988, ocupando a presidência desde então.
No ano que vem, a Ilha será a quarta agremiação a se apresentar na Segunda-feira de Carnaval, dia 4 de março. A apresentação da sinopse acontece nesta segunda, 6, às 20h, na quadra localizada no número 322 da Estrada do Galeão, na Ilha do Governador.
O carnavalesco Severo Luzardo, que pelo terceiro ano está à frente do Carnaval da Ilha, esteve com Gonçalo Ferreira da Silva, presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, durante a elaboração da sinopse do enredo | Foto: Divulgação
Fonte: sambarazzo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário