CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



segunda-feira, 13 de agosto de 2018

ACONTECE A 1ª LITERATURA DE CORDEL DE SERRA NEGRA NO DIA 20 DE AGOSTO (SP)

Veja o que a secretaria da Educação e Cultura, por meio da organização da Divisão de Cultura de Serra Negra está preparando pra você. Dia 20 de agosto, segunda-feira, acontece no Palácio Primavera, a abertura da exposição da 1ª Literatura de Cordel de Serra Negra, a partir das 9h, entrada franca.

Além da exposição e dos cordelistas, os alunos da EMEB Maestro Fioravanti Lugli (CTP) declamarão algumas obras da tradicional cultura nordestina.

 O que é Literatura de Cordel?
Literatura de Cordel é uma manifestação literária tradicional da cultura popular brasileira, mais precisamente do interior nordestino.
Esse tipo de manifestação tem como principais características a oralidade e a presença de elementos da cultura brasileira. Sua principal função social é de informar, ao mesmo tempo em que diverte os leitores. Oposta à literatura tradicional (impressa nos livros), a literatura de cordel é uma tradição literária regional.
No Brasil, a literatura de Cordel adquiriu força no século XIX, sobretudo, entre 1930 e 1960. Muitos escritores foram influenciados por este estilo, dos quais se destacam: João Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna, Guimarães Rosa, dentre outros.
A literatura de cordel é considerada um gênero literário geralmente feito em versos e na sua linguagem e conteúdo suas características são:
  • Linguagem coloquial(informal)
  • Uso de humor, ironia e sarcasmo
  • Temas diversos: folclore brasileiro, religiosos, profanos, políticos, episódios históricos, realidade social, etc.
  • Presença de rimas, métrica e oralidade
A literatura de cordel e o repente são duas manifestações populares e culturais distintas. Embora sejam parecidas, cada um possui suas peculiaridades.
repente, feito pelos repentistas, é baseado na poesia falada e improvisada, geralmente acompanhado de instrumentos musicais.
Já o cordel, feito pelos cordelistas, é uma poesia popular, com traços de oralidade divulgada em folhetos.

SERVIÇO
1ª Literatura de Cordel de Serra Negra
Data: 20 de agosto (segunda)
Horário: a partir das 9h
Local: Palácio Primavera – Av. 23 de Setembro, s/n., Praça Sesquicentenário – Centro , Serra Negra - SP
Realização: Prefeitura Municipal de Serra Negra – Secretaria de Educação e Cultura, organização Divisão de Cultura.
Entrada Franca

Fonte: http://www.serranegra.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário