CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



sexta-feira, 7 de junho de 2019

Professor leva cordel para escola da zona rural de Pilar (PB)


O professor Antonio Marcos Monteiro, poeta da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, lançou folheto sobre as mães na Escola Maria Alves de Brito, no sítio Jacaré, zona rural de Pilar, neste domingo (2). O folheto é resultado de oficinas de literatura de cordel realizada na escola, contendo produções dos próprios alunos e alunas. “Costumo fazer esses Workshop sobre literatura de cordel nas escolas onde leciono, porque é um ótimo recurso pedagógico”, explica Monteiro.
PROJETO DO CORDEL
Projeto de Lei que tramita na Assembleia Legislativa prevê a leitura de cordel nas escolas públicas e privadas de toda a Paraíba. A matéria, de autoria da deputada estadual Pollyana Dutra (PSB), institui um programa de fomento a esse tipo de literatura na rede de ensino.
A medida seria para prevenir a erradicação da literatura popular em verso, além de contribuir com o conhecimento da comunidade escolar sobre a cultura popular brasileira e diminuir a discriminação em relação à cultura nordestina.
De acordo com o texto, a Paraíba tem papel fundamental no fomento da temática por ser ‘berço de nascimento’ de produtores, artistas e autores cordelistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário