CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



quinta-feira, 6 de junho de 2019

Concurso de cordel valoriza gênero literário e promove descoberta de novos poetas (Rio de Janeiro, capital)


Visando promover a literatura de cordel, a Secretaria Municipal de Cultura, através da Biblioteca Annita Porto Martins, no Rio Comprido, promove o I Concurso de Cordel. Para participar é preciso escrever um ou mais textos inéditos e entregar na recepção da biblioteca até o dia 28 de junho. O objetivo do evento é descobrir novos cordelistas, despertar o interesse e incentivar a produção desse gênero literário. 

Uma comissão julgadora será responsável por avaliar os textos levando em conta o emprego de recursos e elementos literários, a criatividade, o uso correto da Língua Portuguesa e a originalidade. A premiação acontece no Dia do Poeta da Literatura de Cordel, 1º de agosto, quando os finalistas devem interpretar as suas produções. Outras informações pelo telefone 3081-0496 ou pelo e-mail biblioannitamartins.cultura@gmail.com.
 
Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde setembro de 2018, o cordel é um tipo de poema popular, impresso em folhetos que são vendidos pendurados em cordas. Além do concurso, a Secretaria Municipal de Cultura já desenvolve um trabalho de valorização da Literatura de Cordel em duas bibliotecas de sua rede de equipamentos culturais. A Biblioteca Machado de Assis, em Botafogo, conta com o Espaço de Cordel Raimundo Santa Helena, que tem obras dos cordelistas Chico Salles e Gonçalo Ferreira, entre outros. Já a Cordelteca Chico Sales, no Rio Comprido, reúne publicações do gênero e homenageia o cordelista, morto no ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário