CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



segunda-feira, 17 de junho de 2019

The Library apresenta o Projeto “Stories on a String” – Literatura de Cordel (Manaus)



No dia 18 de junho (Terça-feira) teremos na Library a atividade “Stories on a String”. Este é um projeto alusivo às comemorações juninas que acontecem no Brasil, e visa a transversalidade da Literatura de cordel com o ensino da Língua Inglesa. Promoveremos o gênero textual cordel e a escrita em inglês de forma lúdica e criativa.

O Projeto “Stories on a String” reconhece a Literatura de Cordel como patrimônio social e cultural do povo brasileiro. Através da poesia popular, o aluno poderá conhecer aspectos da história nordestina, em particular, o cordel como manifestação cultural que retrata o cotidiano, a realidade do povo brasileiro e suas peculiaridades.

Programação

14:30 às 15h30 – Oficina de Construção de Cordel: Construção do cordel na língua inglesa, mediado pelo cordelista Guilherme Cordel e Teacher Alexandre Mendonça. (Turmas: Junior, Inter e Advanced )

16h às 17h – Oficina de Xilogravura: Conhecer a técnicas de xilogravura e fazer impressão em papel com o mediador Guilherme Cordel (Turmas: Kids e Junior)

18h – Declamação de Poesia: O cordelista pernambucano Guilherme Cordel, traz em seu repertório de declamação, diversas histórias da literatura de cordel, “causos” populares de grandes poetas nordestinos como Patativa do Assaré; Chico Pedrosa; Zé da Luz; Maviael Melo e Bráulio Bessa, bem como seus poemas autorais com temática amazônica, educação e cultura (Aberto ao Público)

Sobre Guilherme Cordel:
Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário do Norte, possui experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem trabalhando como Coordenador Pedagógico, além de atuar artisticamente como Cordelista; Palestrante; Produtor Cultural; Apresentador de eventos e Apresentador de programas de TV e Rádio.

Fonte: ICBEU Manaus

Nenhum comentário:

Postar um comentário