CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



quinta-feira, 20 de junho de 2019

Exposição homenageia clássicos da literatura de cordel (Sumaré, SP)

Exposição homenageia clássicos da literatura de cordel

A Unibes Cultural recebe, de 18 junho a 21 de julho, a exposição Arraial da Cidade – Cordel 2×10. As visitações são gratuitas, sem necessidade de inscrição prévia, e acontecem das 10h às 19h.
A mostra homenageia clássicos da literatura de cordel com obras de dez artistas, que reinterpretam imagens de clássicos do gênero literário: Claudio Tózzi, Flora Rebollo, Camile Sproesser, Gokula Stoffel, Rodrigo Bueno, Eveline Sin, Carla Caffé, Bruno Dunley, Antonio Sobral e Pedro Caetano.
A exposição divide-se em cinco grupos de contos de cordel:
  • os fantásticos, que tratam do mundo sobrenatural;
  • os sobre bichos, que se passam no tempo mítico em que animais falavam;
  • os de estilo crônica, que relatam acontecimentos, efemérides ou fazem crítica de costumes;
  • os que contam casos, histórias que carregam um tom entre a fofoca e a anedota, com ironia, humor e sarcasmo e os Cordéis de amor, dedicados à temática amorosa em geral.
Arraial da Cidade – Cordel 2×10 conta com curadoria de Antonio Farinaci e Maria Fernanda Monteiro de Barros e integra os atrativos do 8ª edição do Arraial da Cidade, realizada no Jockey Club de São Paulo, em 1º e 2 de junho.
A exposição é realizada pela Agência Multicase em parceria com o Ministério da Cidadania e o Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Secretaria de Desenvolvimento Social. O evento tem apoio da Unibes Cultural e patrocínio do UOL.

UNIBES CULTURAL

Rua Oscar Freire, 2.500 (ao lado da estação Sumaré do metrô, na Linha 2-Verde) | Sumaré | São Paulo | Telefone: (11) 3065-4333
ESTACIONAMENTOS PRÓXIMOS
Rua Oscar Freire, 2.617
Rua Amália de Noronha, 127
Rua Galeno de Almeida, 148

Nenhum comentário:

Postar um comentário