CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



sexta-feira, 21 de junho de 2019

Biblioteca Virgílio Urbano de Araújo realiza projeto “Festa Junina em Cordel” (Natal)

Na ocasião, seguindo as orientações do cordelista, as crianças da unidade de ensino municipal, participaram da aula interativa e produziram seus próprios cordéis, apresentando-lhes ao final da aula


Em especial para ações pedagógicas, o cordelista Hélio Gomes, falou da história, de alguns temas, da utilidade, enredo e a estrutura do cordel


Com o objetivo de apresentar novos estilos literários, a Indústria do Conhecimento: Biblioteca Virgílio Urbano de Araújo, localizada no bairro das Rocas, realizou a “Festa Junina em Cordel”, na tarde desta quarta-feira, 12, com a presença dos alunos do 5° ano da Escola Municipal Santos Reis.
Em especial para ações pedagógicas, o cordelista Hélio Gomes, falou da história, de alguns temas, da utilidade, enredo e a estrutura do cordel. Na ocasião, seguindo as orientações do cordelista, as crianças da unidade de ensino municipal, participaram da aula interativa e produziram seus próprios cordéis, apresentando-lhes ao final da aula.
Hélio Gomes é um dos fundadores da Academia Norte-Riograndense de Literatura de Cordel, e hoje, ocupa o cargo de vice-presidente. Ele defende o cordel pedagógico e terapêutico, com algumas experiências nas terapias de saúde mental. Hélio tem publicados mais de 100 títulos de cordel.
A gestora da biblioteca, a professora Jeana Magalhães, tem organizado mensalmente projetos com temas que tenham destaque naquele período. “Já que estamos no mês junino, vamos comemorar não só com quadrilhas. Resolvemos inovar, fazendo a junção da festa junina, que é uma comemoração popular nordestina, com o cordel, que é uma forma de literatura popular”.
As alunas da Escola Municipal Santos Reis, Geovana Moura e Mariana Soares apresentaram seus cordéis para os colegas da turma. Geovana externou: “o cordel é maravilhoso, gostei muito de fazer as rimas”. E Mariana completou dizendo “a gente aprende e se diverte”.
Representando a secretária municipal de Educação de Natal, as assessoras pedagógicas do Departamento de Ensino Fundamental (DEF), Graças Silvestre e Adriana Ferreira, elogiaram o projeto. “É um projeto grandioso para a comunidade, onde é trabalhada a leitura literária, afirmou Adriana Ferreira. “Somos testemunhas dos excelentes trabalhos que acontecem na Biblioteca Urbano de Araújo, já que estivemos presentes em vários encontros”, afirmou Graças Silvestre.
Fonte: agorarn

Nenhum comentário:

Postar um comentário