CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



sábado, 22 de junho de 2019

Alunos da UFCG apresentam espetáculo teatral inspirado em cordel (Campina Grande)

Adaptação voltada para o público infantojuvenil estreia no próximo sábado, dia 15, no Teatro Municipal

Por Ascom, UFCG

imagem sem descrição.

Dos folhetos da literatura de cordel para o palco. A famosa e quase secular obra “O Romance do Pavão Misterioso”, de José Camelo de Melo Rezende, ganhou uma livre adaptação teatral criada por alunos do curso de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O resultado poderá ser conferido na estreia do espetáculo “Misterioso”, que acontecerá no próximo sábado, dia 15, às 19h, no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande. Os ingressos custam R$ 20 e R$ 10 (meia) e estarão à venda na bilheteria do Teatro.

Fruto de uma pesquisa recente realizada pelo Núcleo de Estudos Teatrais (NETs) da UFCG, a peça narra, com uma linguagem contemporânea e criativa, voltada para o público infantojuvenil, mais uma versão da clássica história de amor entre João Evangelista e a condessa Creusa. Desenvolvida a partir de jogos de improviso realizados na sala de ensaio do NETs, a narrativa se constrói através de diferentes referências e pontos de vista dos personagens e/ou do elenco.

Sob a direção do professor Duílio Cunha, a peça é apresentada pelos alunos André Sátiro, Ariana Fernandes, Bruna Mendes, Futura Leonardo, Marina Carneiro e Yasmim Macêdo. O figurino, inspirado em cores e tons do universo infantil e nas diferentes partes que formam o corpo de um pavão (cabeça, asas, pés, cauda e coração), é de Jefferson de Souza. A trilha sonora, que mistura música eletrônica e sonoridade de brinquedos infantis, é de Matheus Fernandes. A ilustração e o design gráfico ficam por conta de João de Lima Neto e André Sátiro, respectivamente.

Mais informações podem ser obtidas no perfil do espetáculo no Instagram: @misteriosoespetaculo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário