CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



domingo, 2 de junho de 2019

Grátis: oficinas de cordel e batalha de poesia entre surdos e ouvintes no fim de semana do Parque da Água Branca (São Paulo, capital)

Você conhece o Espaço de Leitura do Parque da Água Branca? O local público e gratuito reúne atrações para todas as idades, sempre incentivando o gosto pelos livros! Nesse fim de semana, 1 e 2 de junho, vai rolar oficina de cordel e uma batalha que vale a pena: um jogo de poesia com surdos e ouvintes!
Além disso, há duas atrações que são fixas no espaço: a Feira de Troca de Livros e o Clube de Leitura. A feira acontece todo domingo, das 15h às 17h, e é possível trocar tanto livros para adultos quanto para crianças. Ótima oportunidade para dar uma renovada na sua biblioteca, e a cada 10 títulos trocados, você ganha mais um. Já o Clube de Leitura acontece toda sexta, das 15h às 16h e é indicado para jovens e adultos.

Confira a programação:
  • Sábado, 11h – Oficina educativa: maiúsculos & MINÚSCULOS: CORDEL E ISOGRAVURA
    Com educadores do Espaço de Leitura
    A partir do livro Arte brasileira para crianças, com referências das obras do artista plástico Gilvan Samico, os educadores trabalham junto aos participantes as proximidades do cordel com a cultura nordestina, por meio da isogravura (gravura em isopor). Atividade indicada para crianças de todas as idades acompanhadas dos responsáveis.
  • Sábado, 15h – Oficina educativa: ESPAÇOLAB: CORDEL OFICIAL DE NOTÍCIAS INVENTADAS
    Com educadores do Espaço de Leitura
    Com base na literatura de cordel, do repente, das técnicas de isogravura e edição de textos, os participantes criam uma nova publicação, o Cordel Oficial de Notícias Inventadas. Atividade indicada para crianças de todas as idades acompanhadas dos responsáveis.
  • Domingo, 11h – Oficina educativa: maiúsculos & MINÚSCULOS: MONSTROS URBANOS
    Com educadores do Espaço de Leitura
    Durante a leitura de Monstros Urbanos, de Renata Bueno, crianças e adultos são instigados a identificar os monstros em cada página e reconhecer em que lugar da cidade foram encontrados (na calçada, na sombra de uma árvore, em um prédio). Em seguida, o desafio será descobrir onde estão escondidos os monstros do Espaço de Leitura. Atividade indicada para crianças de todas as idades acompanhadas dos responsáveis.
  • Domingo, 15h – Batalha de poesia: SLAM DO CORPO
    Com Cibele Lucena, Joana Z. Mussi, Leonardo Castilho, Érika Mota e Cauê Gouveia.
    O Slam do Corpo é a 1ª batalha de poesias no Brasil com surdos e ouvintes, poemas simultaneamente em libras e língua portuguesa. Quando o poeta surdo e o poeta ouvinte se encontram, nas performances poéticas realizadas neste Slam, as línguas se entrecruzam, se tensionam e se alargam. Este acontecimento é nomeado pelo grupo “beijo de línguas”.
    A atividade começa com o corpo aberto, momento no qual pode-se apresentar poemas de forma livre. A batalha acontece no segundo momento, quando valem as regras do Slam (os poemas devem ter até 3 minutos de duração, sua autoria deve ser própria e não é permitido o uso de figurinos ou objetos de cena). O evento é apresentado por uma dupla de MCs (um surdo e um ouvinte) e conta sempre com dois tradutores-intérpretes de libras. Para os poetas vencedores, o prêmio é um conjunto de livros! Atividade indicada para crianças de todas as idades
Espaço de Leitura do Parque da Água Branca funciona de terça a domingo, das 9h às 18h, e possui cerca de 1200 exemplares, grande parte de literatura infantil e infantojuvenil, divididos em casinhas temáticas: Castelo Voador (contos de fada, lendas, fábulas, mitos indígenas); Ponto de Interrogação (curiosidades, palavras, espaço sideral, dinossauros); Gruta do Grito (suspense, mistério, medo, monstros); Clube de Histórias (cotidiano, família, escola, amigos, pipa, boneca); Coreto do Aconchego (livros e brinquedos para bebês) e Rolê da Leitura (literatura juvenil e adulta, HQ, gibis, jornais e revistas).
O Parque da Água Branca fica bem pertinho da Estação Palmeiras-Barra Funda do Metrô. Para quem for de carro, de acordo com os organizadores, há estacionamento por R$10 (por 12 horas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário