CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



segunda-feira, 10 de maio de 2010

PATATIVA DO ASSARÉ - BIOGRAFIA

ANTÔNIO GONÇALVES DA SILVA


Poeta popular e cantador repentista de viola nordestino nascido em Serra de Santana, Pequena Propriedade rural, no município de Três bis léguas da Cidade de Assaré, no Sul do Ceará, UM DOS Maiores poetas populares do Brasil, retratista do árido universo da caatinga nordestina Cuja obra Foi Registrada em folhetos de cordel, discos e livros. Foi o segundo Modesto Filho do casal de Agricultores Pedro Gonçalves da Silva e Maria Pereira da Silva. Perdeu uma Direita vista, não da dentição período (1913), em conseqüência de moléstia vulgarmente conhecida Uma Por Dor-d'olhos. Aos Oito anos, Ficou órfão de pai e TeVe Que Trabalhar Ao lado de Meu Irmão Mais Velho, parágrafo sustentar Novos OS MAIS. Aos doze anos, freqüentou durante quatro Meses SUA Primeira e Única escola, onde, sem interromper o Agricultor de Trabalho e Quase autodidadata hum como, uma Aprendeu ler e escrever e se Tornou Apaixonado Pela poesia.
Primeiros De Treze parágrafo quatorze anos comecou uma Fazer SEUS versinhos Que serviam de Graça Para os Vizinhos e conhecidos, o sentido de POIs TAIS ERAM versos brincadeiras de Noite de São João, testamentos do Judas, gozação EAo preguiçosos, etc Com 16 anos de idade, Comprou Uma viola e comecou a cantar de improviso. Aos 20 anos de idade viajou Para o Pará em Companhia de hum parente José Alexandre Montoril, Que morava lá, Onde Passou Cinco Meses Fazendo Sucesso Como grande cantador.
De volta ao Ceará, regressou à Serra de Santana, continuou na mesma Onde Vida de Agricultor pobre e cantador. Casou-se com Uma parenta, D. Belinha, com Quem se Tornou pai Filhos de nove. Sua projeção em todo o Brasil se Iniciou A partir da gravacao de Triste Partida (1964), toada de retirante de SUA Autoria gravada Por Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Teve Inúmeros folhetos de cordel e poemas publicados em revistas e Jornais e Publicou Inspiração Nordestina (1956), Cantos de Patativa (1966). Figueiredo Filho SEUS Publicou poemas comentados em Patativa do Assaré (1970). Gravou Seu Primeiro LP Poemas e Canções (1979) Uma Produção do cantor e compositor cearense Fagner.
Apresentou-se com o cantor Fagner não Festival de Verão do Guarujá (1981), em Período Seu segundo LP gravou Que A Terra e Natura, lançado Também Pela CBS. A Política Também Foi tema da obra e de Sua Vida. Durante o regime militar, para ele condenava OS Militares e perseguido Chegou a ser. Participou da Campanha das Diretas-Já Publicou (1984) e o poema Inleição Direta 84. Nenhum Ceará, o Governo apoiou semper de Tasso Jereissati (PSDB), a Quem chamava de amigo. Ao Completar 85 anos foi homenageado com o LP Patativa do Assaré - 85 Anos de Poesia (1994), com Participação das duplas de repentistas Ivanildo Vila Nova e Geraldo Amâncio e Otacílio Batista e Oliveira de Panelas.
Tido Como fenômeno da poesia popular nordestina, COM SUA versificação limpida Sobre temas Como o Homem sertanejo eA Luta Pela Vida, Livros SEUS Foram traduzidos em Diversos Idiomas e tornaram-se temas de estudo nd Sorbonne, Na cadeira da Literatura Popular Universal, um soluço Regência Raymond Cantel do Professor.
Contava com Orgulho Que Desde Que comecou uma Trabalhar na agricultura, Nunca Passou UM ano sem botar um roçazinha SUA, um Ser Não não Em que ano Foi AO Pará. Quase sem Audição e cego Desde o final dos anos 90, o grande e modesto poeta brasileiro, com metro e meio hum Apenas de altura, Morreu em SUA casa, em Assaré, interior do Ceará, a Fortaleza 623 quilómetros da capital estadual, AOS 93 anos, Após Falência múltipla dos Órgãos em conseqüência de pneumonia Dupla uma, Além De uma infecção vesícula e nd de Problemas renais, E foi enterrado sem Cemitério São João Batista, NA SUA Cidade natal.
Outros Livros Importantes de SUA Autoria Foram Inspiração nordestina, Cantos de Patativa, Rio de Janeiro (1967), Cante lá Que eu canto cá, Filosofia de hum trovador nordestino, Editora Vozes, Petrópolis (1978), Ispinho e Fulô, SCD, Fortaleza ( 1988) e Balceiro, SCD, Fortaleza (1991), Aqui Coisa MET, Multigraf / Editora, Secretaria da Cultura e Desporto do Estado do Ceará, Fortaleza (1994) e Cordéis, URCA, Universidade Regional do Cariri, Juazeiro do Norte. Foram Produzidos Sobre elemento OS filmes Patativa de Assaré, Um poeta camponês, curta-metragem Documentário, Fortaleza, Brasil (1979) e Patativa do Assaré, Um poeta do povo, curta-metragem Documentário, Fortaleza, Brasil (1984).

Texto: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/antonio-goncalves-da-silva/antonio-goncalves-da-silva.php
Imagem: http://www.oarquivo.com.br/portal/images/stories/biografias/assare.jpg

Um comentário:

  1. Olá amigo Manoel Messias,

    que maravilha de blog e de trabalho,pra quem é nordestino,paraibano e caririzeiro,não tem nada melhor...

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário braz.

    ResponderExcluir