A professora Rosilene Alves de Melo, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), será membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. A solenidade de posse está marcada para o próximo dia 15, no Rio de Janeiro, RJ. Ela deverá ocupar a cadeira pertencente ao folclorista Câmara Cascudo, reservada aos pesquisadores que contribuíram para o estudo e a difusão da Literatura de Cordel no Brasil.
Lotada na Unidade Acadêmica de Ciências Sociais do Centro de Formação de Professores (CFP), campus Cajazeiras, a professora vem realizando, há cerca de 30 anos, pesquisas sobre a literatura de cordel no Brasil, sendo autora de diversos estudos, projetos de fomento ao cordel (através da criação da primeira cordelteca do CFP) e agraciada com diversos prêmios nacionais e internacionais por seus trabalhos.
Em 2018, a professora redigiu o dossiê de registro da Literatura de Cordel como Patrimônio Cultural do Brasil e coordenou a equipe de pesquisadores do IPHAN que realizou o inventário do cordel brasileiro.
(Ascom UFCG)
Nenhum comentário:
Postar um comentário