CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



quarta-feira, 15 de maio de 2019

MUSEU MARTHA WATTS APRESENTA EXPOSIÇÃO EM HOMENAGEM AO MERCADÃO E AO CORDEL (Piracicaba, SP)

Em celebração à 17ª Semana Nacional de Museus, o Centro Cultural Martha Watts organiza duas exposições ao longo de maio. Uma delas é “Mercado Municipal: Percepções”, apresentada pela artista plástica e ilustradora Regina Pasqualin Villara, e ocorre até 24 de maio, na sala Monet. A segunda exposição tem como tema “Versos rimados – Literatura de cordel”, e reúne obras do acervo do folclorista piracicabano João Chiarini (1919-1988). A mostra está na sala Irineu Guimarães e pode ser visitada de 10 a 31 de maio. As exposições têm entrada gratuita e podem ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
EXPOSIÇÕES
O “Mercadão”, como é conhecido o Mercado Municipal de Piracicaba, é símbolo do cotidiano piracicabano aos olhos da artista Regina. “Nesta exposição, destaco o lado humano, com fotos dos proprietários das bancas, seus funcionários, bem como o cotidiano de clientes. Entre idosos, jovens e crianças, todos têm algo em comum: o Mercado Municipal é local de encontros”, conta a artista. Além de fotografias, a exposição também reúne desenhos e montagens a partir de materiais do próprio mercado.
Já em “Versos rimados – Literatura de cordel”, estão reunidos distintos exemplares pertencentes ao acervo do folclorista piracicabano João Chiarini (1919-1988), que apresentam a literatura de cordel para o público. A mostra foi organizada pela própria equipe do Centro Cultural Martha Watts. No acervo criado por João Chiarini, estão livros, periódicos, fotografias, recortes de jornais e correspondência pessoal, além de extensa bibliografia sobre folclore e literatura, temas sobre os quais o jornalista e advogado foi especialista.
DIA DO MUSEU
As atividades promovidas ao longo de maio no Centro Cultural Martha Watts compõem a 17ª Semana Nacional de Museus, iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
O evento tem como tema “Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições” e ocorre de 13 a 19 de maio. A iniciativa é composta por distintos eventos culturais em celebração ao Dia Internacional de Museus, a ser celebrado no dia 18 de maio, e reúne mais de mil instituições participantes, dentre elas o Centro Cultural Martha Watts.
Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário