CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



sexta-feira, 10 de maio de 2019

Literatura de cordel, repente e teatro enriquecem o São João de Todos em 2019 – São Luís

imagem04-05-2019-13-05-59
Para Moizes Nobre, inclusão de novas categorias no São João é um momento especial (Foto: Arquivo Pessoal)
Mais de 400 artistas e grupos prometem animar os festejos do São João de Todos 2019, que neste ano acontece de 19 a 30 de junho nos arraiais oficiais do Ipem, Nauro Machado e Praça Maria Aragão, em São Luís. Também haverá apoio aos arraiais de bairros na capital e programação oficial em Imperatriz.
Além dos tradicionais grupos de Bumba Meu Boi e das manifestações próprias da cultura regional, este ano o edital de credenciamento das atrações artísticas incluiu novas categorias: o cordel, o repente e as artes cênicas. A ideia do edital 2019 foi ampliar a diversidade do São João maranhense.
A artista avalia que essa aproximação entre as expressões incorpora o que “nós temos de melhor” em um evento considerado por muitos como uma espécie de “cartão-postal do Maranhão”.
A pesquisadora lembra que o auto do Bumba Meu Boi por si só agrega gêneros artísticos distintos, como a dança e a performatividade teatral.
“Eu acho que é um ponto muito positivo: essa aproximação das linguagens. Mostrar o São João do Maranhão, incorporando o que nós temos de melhor, que é o nosso fazer, que é a nossa cultura”, destaca.
Reivindicação antiga
imagem04-05-2019-13-05-04
Dayana Roberta diz que é vitória da classe artística (Foto: Arquivo Pessoal)
Mestra em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Dayana Roberta integra o Conselho Estadual de Cultura e explica que a inclusão das novas categorias atende a uma reivindicação antiga dos artistas maranhenses. Para ela, esse tipo de iniciativa aproxima “o fazer artístico da gestão pública”.
“A gestão deixa de ser só uma decisão de uma equipe, ela passa a ser uma ação participativa, uma ação de todos”, ressalta.
Quem também comemorou a novidade foi o ator, iluminador teatral, músico e cordelista Moizes Nobre. Nos palcos desde 1979, Moizes Nobre encara a inclusão do repente e do cordel no São João do Maranhão como um “momento ímpar” para os artistas destas categorias, especialmente os de São Luís, que têm como primeiro expoente o poeta cordelista Catulo da Paixão Cearense.
“A partir do momento que essa categoria passa a integrar o calendário oficial do São João do Maranhão, é um ganho muito grande para todos os repentistas e cordelistas do Estado. É muito importante estar na grade oficial da programação”, ressalta Moizes Nobre.
“Cordel mais forte”
Jornalista, poeta e compositor, Paulo Roberto Gomes Leite Vieira, ou Paulinho Nó Cego, como é mais conhecido, entrou em contato com a literatura de cordel ainda criança, no município de Pedreiras, sua terra natal. Autor de várias poesias em cordel, sempre com tom satírico e com crítica social, Nó Cego garantiu sua inscrição no edital e aguarda ansioso a oportunidade de apresentar suas rimas no São João.
“Eu achei que o Governo teve bons olhos quando incluiu o repente e a literatura de cordel no São João. Isso prova que o Cordel não morre. O cordel cada vez mais se fortalece como cultura”, frisa o poeta.
O São João do Maranhão é promovido pelo Governo do Maranhão em parceria com a prefeitura de São Luís. A programação oficial contará ainda com atrações em Imperatriz, além de apoios aos festejos tradicionais de diversos bairros da capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário