CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



quinta-feira, 2 de maio de 2019

Literatura de Cordel é tema da programação dos Museus-Casas Literários (São Paulo)

Como parte da programação está a exposição 'O Cordel em Portugal e no Brasil', composta por mais de 100 itens e o curso 'Literatura de Cordel'



Em decisão unânime do Conselho Consultivo do Iphan, em setembro passado, a Literatura de Cordel passou a ser reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro. Compreendendo o valor dessa literatura para a formação da identidade cultural nacional, a Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, realizará, ao longo dos meses de maio e junho, uma programação gratuita integrada com atividades que explorarão a temática. Para começar, parte representativa da produção de cordéis de Brasil e Portugal, entre os séculos XVII e XX, estará presente na exposição O Cordel em Portugal e no Brasil, na Casa das Rosas, de 7 de maio a 6 de junho. Para quem quiser ter a experiência de parte da produção de um cordel, entre os dias 7 e 28 de maio, a Casa Guilherme de Almeidarealizará a oficina Xilogravura: Capa de Cordel. A proposta é que, a partir de modelos previamente escolhidos como referência, os participantes desenvolvam uma xilogravura para capa de um cordel. Entre os dias 9 de maio e 13 de junho, acontece na Casa Mário de Andrade o curso Literatura de Cordel, onde os participantes terão oportunidade de conhecer a história e tradição do gênero e desenvolver seus próprios textos e, no dia 10 de maio, a Casa Mário abre a exposição O Cordel na Pauliceia. Uma seleção de folhetos de cordel contemporânea realizados em São Paulo busca mostrar a vitalidade desse tipo de literatura entre nós. Para conferir a programação completa, que também conta com música e cinema, é só clicar nos sites dos museus-casas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário