CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



sábado, 1 de setembro de 2018

Candidatura alternativa vai usar literatura de cordel na Paraíba

Capa Cordel 13
Arte e Ilustração: Sérgio Ricardo e Edme Luciano
          Os eleitores paraibanos acostumados com uma campanha eleitoral repetitiva e convencional, recebendo “santinhos” nos semáforos e pontos de ônibus, terão uma surpresa agradável esse ano. O candidato a deputado estadual Dalmo Oliveira (PT) vai distribuir um folheto de cordel como carro-chefe de sua propaganda impressa.
Poeta e radialista Fabio Mozart
Fabio Mozart1“Peleja dos vermelhinhos contra o dragão do atraso” é um texto escrito pelo poeta e radialista Fabio Mozart especialmente para a candidatura de Oliveira, que é jornalista e apoiador da Academia de Cordel do Vale do Paraíba. O folheto, com 16 páginas e 32 quadras, relata a saga do jornalista, que nasceu em Guarabira.
“Pensei em homenagear também Luiz Couto e Frei Anastácio. Ambos tem uma luta em comum em defesa das causas sociais, do direito à terra, pelos direitos humanos, e Dalmo se identifica com eles por sua luta pela igualdade racial, a democratização da comunicação e a cultura popular paraibana”, comenta Mozart.
          O folheto teve arte e diagramação do multimídia Sergio Ricardo, com desenhos do cartunista Edme Luciano. “A gente queria produzir algo diferenciado para a campanha eleitoral. O cordel foi a saída mais evidente e mais lógica. Vamos difundir o material, especialmente nas feiras livres, nas principais cidades e mandar também pelos Correios. Política e cultura precisam caminhar juntas e nós queríamos valorizar a cultura da nossa terra”, diz Dalmo.
          A tiragem ainda não está definida, mas os candidatos pretendem rodar, pelo menos 10 mil exemplares do folheto. “Esse ano, a questão do financiamento das campanhas está ainda mais difícil. Nós vamos imprimindo à medida que formos recebendo as contribuições voluntárias dos apoiadores. Acreditamos que quem apoia é porque acredita na gente e nas nossas intenções”, diz o candidato petista.

Fonte: https://diariopb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário