CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Alunos participam de oficina de xilogravura na Biblioteca Pública (Varginha, MG)

Foto: Agnaldo Montesso
Cerca de 50 alunos do 5º ano da E.E. Gabriel Penha de Paiva tiveram uma tarde diferente nesta sexta-feira (24/08). Eles aprenderam sobre o Literatura de Cordel e ainda participaram de uma oficina sobre xilogravura, que é a técnica usada para imprimir os livros escritos neste estilo. A atividade fez parte da exposição “O Imaginário do Cordel”, que está sendo realizada pela Biblioteca Pública de Varginha desde a última terça-feira (21/08).
A oficina foi ministrada pelas professoras Eliana Coimbra e Heloísa Coimbra. “Nós utilizamos placas de isopor e tinta à base d’água para simular a técnica da xilogravura. Após criarem um desenho no isopor, os alunos passavam um rolinho com tinta e aplicavam em uma folha A4”, explica Eliana Coimbra, que também é a curadora da exposição.

Mateus Ricardo Mendes, de 10 anos, mostrou bastante criatividade ao fazer um fundo do mar e aplicar várias cores ao isopor deixando o desenho todo colorido. “Gostei muito de vir e aprender a fazer isso”, falou o menino.
A professora Thaís Batista Souza ressaltou a importância da iniciativa. Segundo ela, a exposição “mostrou para eles a realidade do nordeste e eles ainda aprenderam sobre a Literatura de Cordel que faz parte do conteúdo programático do 5º ano”

                                                           http://www.varginhaonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário