CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



terça-feira, 22 de março de 2011

CORDEL PEDAGÓGICO

Teoria, técnicas e práticas da Literatura de Cordel em sala de aula

Por: Jotacê Freitas

           Cordel Pedagógico é um livro revolucionário na medida em que propõe a utilização da Literatura de Cordel como ferramenta para facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita, além de estimular a leitura entre as crianças e adolescentes.

           Discriminado por muito tempo como literatura de analfabetos, o Cordel ultrapassou o Século XX como fenômeno cultural de massa e objeto de pesquisa para acadêmicos do mundo inteiro interessados em compreender a relação do povo com a poesia popular.

          As teorias, técnicas e práticas são aqui expostas por quem tem 12 anos de prática na área educacional e é um dos poetas mais produtivos da nova geração de cordelistas na Bahia.

           Parte do texto deste livro é resultado do trabalho de conclusão do Curso de Especialização apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Artes na Educação, pelo curso de Especialização em Artes na Educação do Instituto de Educação Superior de Afonso Cláudio – ISEAC – ES, orientado pela Profª Márcia Rodrigues do Nascimento em 2010.

Fonte: agbook.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário