CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



quarta-feira, 23 de março de 2011

Biblioteca Átila Almeida da Universidade Estadual da Paraíba adquire novos títulos de cordéis

        

  Mais de 70 novos volumes de cordéis foram adquiridos recentemente pela Biblioteca Átila Almeida, instalada no Campus I da Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande. Com a nova aquisição, agora estão disponíveis aos usuários quase 14 mil exemplares de livretos de literatura popular, oriundos de diversas cidades da região Nordeste.

           Dos 76 novos títulos, 60 são de autoria do cordelista e xilogravador pernambucano Marcelo Soares, sendo o restante assinado por seu pai, José Soares (1914-1981), renomado cordelista conhecido como O Poeta Repórter, e por outros poetas regionais, como Leandro Gomes de Barros, Joaquim Quincas, João José da Silva, Rosani Albuquerque e Severino José.

          Ao todo, estão disponíveis 4.641 exemplares de cordéis da coleção de Gilmar Carvalho e 9.283 de Átila Almeida. A coleção chamada “Pós Átila”, que contém livretos assinados por diversos escritores e que foi adquirida posteriormente à coleção de Átila, soma mais de 2 mil exemplares.

          A lista completa com os nomes dos títulos catalogados pela Átila Almeida está disponível no portal http://biblioteca.uepb.edu.br/ . Ao clicar no link “Biblioteca de Cordéis” e, logo em seguida, em “Acervo”, o usuário poderá ter acesso tanto a Lista de Títulos como a Lista de Autores do Acervo de Cordel.

          De acordo com a diretora da Biblioteca Central, professora Manuela Maia, como este novo serviço o usuário não precisa necessariamente vir à biblioteca fazer suas consultas, sendo possível efetuá-las de forma on-line, por meio de catálogos com nomes de autores e títulos. Para utilizar os volumes desejados em pesquisas, o leitor poderá telefonar para o setor e marcar uma visita, sendo prontamente atendido pelas bibliotecárias. Por se tratarem de volumes raros, eles deverão ser utilizados na própria Biblioteca.

           Outras informações podem ser adquiridas através dos telefones: (83) 3315-3424 ou 3315-3377.

Giuliana Rodrigues

Fonte: www.uepb.edu.br

Imagem: socordel.kit.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário