CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



domingo, 14 de outubro de 2018

Vaquejada do Milhão promove Concurso de Literatura de Cordel Vale Rico (Pilar, Alagoas)

Cordelistas irão disputar prêmio total de R$ 1.500,00 em dinheiro e publicação de sua obra; competição será em três categorias

A Vaquejada do Milhão vai realizar o I Concurso de Literatura de Cordel Vale Rico, que reunirá no dia 8 de dezembro, a partir das 15 horas, cordelistas nordestinos, no Parque Vale Rico, localizado na BR-316, em Chã do Pilar, na cidade de Pilar.

A competição é realizada em parceria com a Academia Alagoana de Literatura de Cordel e será disputada em três categorias: comédia, ficção e política/biográfica.

O vencedor de cada categoria ganhará um prêmio em dinheiro no valor de R$ 500,00 e mais a impressão de 1 mil exemplares do cordel apresentado na competição.

O cordelista pode inscrever obras inéditas e não-inéditas. Poderá ainda efetuar a inscrição, que é grátis, nas três categorias, desde que o cordel seja diferente em cada categoria inscrita.

Cada competidor terá, no máximo, dez minutos para apresentar seu cordel, que irá ser avaliado por uma comissão julgadora composta por especialistas em literatura de cordel.
Serão julgados a rima e a métrica; o enredo; o desenvolvimento e a desenvoltura; e a qualidade geral da obra apresentada.

“É uma ideia e iniciativa louváveis. A literatura de cordel de Alagoas só tem a ganhar em valorização e força com este concurso”, comenta o presidente da Academia Alagoana de Literatura de Cordel, Ciro Veras.

Inédito em Alagoas, o concurso será uma oportunidade para quem for prestigiar a Vaquejada do Milhão, ver de perto grandes artistas do cordel alagoano e nordestino em ação.

“O concurso é uma iniciativa inédita e com certeza vem para valorizar a literatura de cordel, um arte genuinamente nordestina e de grande importância cultural do Brasil”, afirma Cícero Andrade, do Parque Vale Rico.


Inscrições e informações: (82) 4141-9917/ 99930-9866 e  no facebook da Academia Alagoana de Literatura de cordel  @cordelalagoano

Fonte:http://www.vaquejadadomilhao.com.br/noticia/5bb78dc276e369156069242d/vaquejada-do-milhao-promove-concurso-de-literatura-de-cordel-vale-rico

Nenhum comentário:

Postar um comentário