CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



sexta-feira, 12 de outubro de 2018

ALUNOS DA EJA LEVAM POEMAS DE CORDEL PARA A 30ª NOITE NACIONAL DA POESIA (CAMPO GRANDE, MS)

FOTO (23)
Campo Grande, 10/10/2018 às 15:46

Cerca de 30 alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Doutor Tertuliano Meirelles levaram nessa terça-feira, 9, poemas em cordel para a 30ª Noite Nacional da Poesia, realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e da União Brasileira dos Escritores (UBE-MS).
Os 40 poemas expostos foram elaborados pelos próprios estudantes após a turma desenvolver trabalhos de literatura durante o ano, conforme afirmação da secretária municipal de Educação Elza Fernandes.
“O projeto de literatura está inserido na matriz curricular deles, contudo, sabemos que estudantes da EJA trabalham o dia todo e alguns sentem dificuldade em, inclusive, concluir o ano letivo. Trazer eles para ver o trabalho do Bráulio Bessa, um poeta renomado, é de grande valia”, analisa a titular da Semed.
A aluna Clarice Silva, alagoana que reside em Campo Grande, relembra a emoção de escrever cordel. “É uma experiência enorme, e chegou a me emocionar este trabalho. Melhorei muito meu português com as aulas e sou fã do poeta Bráulio, das declamações 
FOTO (144)
dele”, explicou a aluna do último ano da EJA.

O professor de Língua Portuguesa, Drayton Pereira Lima, que trabalhou com os alunos durante o semestre a literatura de cordel, comenta que a prática estimula a leitura e desenvolve a escrita dos estudantes.
“Comecei a falar do cordel com eles mostrando slides, com informações da origem do cordel desde a Europa até o Brasil e a intensidade que ele tem na região nordestina do País”, disse o docente.
No final do evento, a secretária Elza entregou  ao poeta Bráulio Bessa, uma placa com texto alusivo aos 50 anos da Escola Municipal Tertuliano Meirelles, comemorados este ano.
Fonte: http://www.campogrande.ms.gov.br/cgnoticias/noticias/alunos-da-eja-levam-poemas-de-cordel-para-a-30a-noite-nacional-da-poesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário