CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Secult Assaré realiza lançamento do Cordel João 3.16, de autoria da aluna Danielly Ramos da Escola Batistina Braga (Assaré, CE)


          Poesia é arte, é música, é amor, é cultura, poesia popular é vida. È com esse sentimento que a   Secretaria da Cultura, Turismo, Desportos e Lazer de Assaré em parceria com o SESC Crato vem a cada mês realizando grandes eventos de lançamentos de cordéis de poetas assareenses através do Projeto Cordel na Feira de Assaré.  Com o apoio da administração Assaré de Todos, o evento vem sendo realizado a cada mês e o mesmo em cada edição vem crescendo e conquistando grande público que participam diretamente do momento cultural.
          Neste mês de outubro de 2018 a SECULT Assaré, juntamente com o Sesc Crato e em parceria com a Escola Batistina Braga realizaram o lançamento do Cordel João 3.16 de autoria da aluna Danielly Ramos. A Escola Batistina se fez presente ao evento com um grande número de alunos, professores e membros do Núcleo Gestor. Para abrir os trabalhos do evento a Fanfarra da Escola realizou uma belíssima apresentação cultural com muito som e dança, a qual tem  como maestro o jovem Raonir Leite. Logo em seguida tivemos a abertura oficial do evento com a apresentação do agente cultural da SECULT, o professor Luisão, que fez a acolhida aos presentes e em seguida tivemos a fala oficial das autoridades, abrindo com as palavras do Secretário de Cultura Vavá Gois, que falou da importância do projeto para a nossa cultura e falou da felicidade de ver que as escolas e alunos estão procurando a SECULT ASSARÉ para apresentar seus trabalhos e terem os mesmos lançados no Projeto Cordel na Feira de Assaré, isso é muito gratificante e mostra que estamos no caminho certo, valorizando a nossa cultura, a nossa gente, a nossa poesia popular, que hoje é patrimônio cultural do Brasil, ressaltou Vavá. 
         O prefeito Evanderto Almeida, amante da poesia popular e grande incentivador da literatura de cordel esteve presente para prestigiar a aluna Danielly e o lançamento do Cordel.
Depois fizeram uso da palavra o Diretor da Escola Batistina Braga Mário Daniel, a autora do cordel a jovem Danielly Ramos, o professor Teodomiro e a Secretária de Educação Edelvanha Souza, que se fez presente ao evento acompanhada de coordenadores e agentes de sua pasta.   
         O cordel foi recitado por um grupo de alunos da Escola Batistina, que juntamente com a autora do cordel passaram todo encanto dos versos escritos para o público presente. Em seguida a autora e os agentes culturais da SECULT realizaram a distribuição do cordel a cada presente.
         A literatura de Cordel está sendo cada vez mais valorizada e trabalhada no ambiente escolar, nessa perspectiva e dentro das ações do Cordel na Feira  tivemos o recital de poesia da Escola Antonio Ângelo da Silva e Escola Patativa do Assaré com alunos vindos da Serra de Santana que falaram sobre o projeto de pesquisa “Viva a Poesia – Ponha mais poesia na sua vida”, que irá representar a escola na XI Feira de Ciências, Cultura e Tecnologia da CREDE 18, no mês de novembro e tem como coordenador o professor Júnior Vieira.
         Após o lançamento do Cordel tivemos várias apresentações artístico-culturais, dentre elas a belíssima apresentação do tecladista Mateusinho, aluno da Escola Batistina Braga, que fez sua apresentação junto ao cantor Beto Moura e outros artistas da terra.
         Se apresentaram também os artistas: Raimundinho do Juá, Raimundo das Aroeiras, Walter e Geovani do Cavaquinho, seu Cildo do acordeon, Daniel do Assaré, Toinho da Serrinha, Sandoval do Acordeon, Manel do Cego, Ceci do Assaré e muitos outros.
          Com o sucesso deste lançamento toda a equipe da Secult Assaré ficou bastante satisfeita, e assim, já se programam para o próximo lançamento do mês de novembro, que será o cordel da Poetisa Rosinha Cunha. Viva a poesia viva, viva a literatura popular.
Veja dezenas de fotos do evento acessando o link abaixo: 

Fonte;https://blogdoamauryalencar.blogspot.com/2018/10/secult-assare-realiza-lancamento-do.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário