CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



terça-feira, 2 de outubro de 2018

Literatura de cordel é celebrada em evento gratuito na Caixa Cultural (Salvador)


Cordelizando acontece entre os dias 7 e 9 de junho
Literatura, música, poesia, recitais e bate-papo em um único lugar. Autores da literatura de cordel estarão reunidos para participar da terceira edição do projeto Cordelizando, na Caixa Cultural. O evento gratuito acontece entre os dias 7 e 9 de junho - o acesso é limitado à capacidade de espaço. 
Com vasta programação, o Cordelizando vai reunir diferentes artistas e atividades relacionadas à cultura popular nordestina. O multi-instrumentista Rodrigo Sestrem é quem começa a festa na quinta-feira, dia 7. Artista múltiplo tem canções gravadas por diversos artistas, como Alcione, Roberta Viana e Leo Pinheiro, além de participações no teatro.
Já no dia 8, sexta-feira, dois nomes roubam a cena do Cordel: Antônio Marinho e Clécio Rimas. Neto de Louro do Pajeú, um dos grandes nomes da cantoria brasileira, Antônio é o vocalista do grupo Em Canto e Poesia, onde divide o palco com seus irmãos Greg e Miguel Marinho, outra atração confirmada no Cordelizando.
Quanto a Clécio Rimas, que é poeta, glosador, rapper, DJ/produtor e arte-educador nas horas vagas, a expectativa está na diversidade proporcionada pelo próprio autor. Sua arte mistura de cordel à embolada, rap e música eletrônica, e isso será percebido na Mesa 2 - Entre o Rap e o Repente.     
Cordel em cena
Poesia com rapadura é o nome do novo livro de Bráulio Bessa, atração de sábado, dia 9. Cearense, a relação com os versos começou muito cedo. Bráulio é presença confirmada no programa da Rede Globo Encontro, com Fátima Bernardes, onde apresenta seu olhar poético sobre os mais diversos temas e representa a cultura nordestina.

O sábado do Cordelizando conta ainda com Flávia Wenceslau, vencedora de dois prêmios Caymmi de música (2007 e 2017), Maria Alice Amorim e seu acervo com mais de sete mil títulos de cordel, mediação de Maviael Melo e participação especial de Raimundo Sodré.
Serviço
Terceira edição do Cordelizando 
Local: CAIXA Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57, Centro) 
Abertura: 7, 8 e 9 de junho de 2018 – (quinta, sexta e sábado)
Horário: 07/06/2018 - a partir das 19h.  08 e 09/06/2018 - a partir das 10h 
Entrada Franca, observada a capacidade do espaço - Estacionamento gratuito ao lado: 7 e 8 de junho, a partir das 18h, e dia 9 de  junho, a partir das 14h.
Classificação indicativa: livre (para todos os públicos)
Informações: (71) 3421-4200

Fonte: https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/literatura-de-cordel-e-celebrada-em-evento-gratuito-na-caixa-cultural/

Nenhum comentário:

Postar um comentário