CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



sexta-feira, 14 de setembro de 2018

O CORDEL E SUAS CANTORIAS” PROMOVE CULTURA NORDESTINA (CEILÂNDIA, DF)

O Cordel e Suas Cantorias é um projeto que realiza um encontro entre poetas, declamadores e repentistas. A primeira edição ocorrerá na Casa do Cantador, em Ceilândia, nos dias 28 e 30 de setembro
O evento é gratuito e promete encantar os apreciadores da poesia matuta, literatura de cordel e causos populares. As programações remetem ao nordeste e à cultura popular, buscando mostrar o universo histórico e artístico da cultura tradicional e contemporânea do nordeste.
Ao todo são dez apresentações de poesia matuta, literatura de cordel e causos populares. Além disso, serão realizados dois shows com duplas de cantores repentistas. Uma oficina de composição será oferecida para os participantes ensinando elementos da métrica e da rima na poesia de cordel (as inscrições para essa atividade serão abertas posteriormente).
Por fim, será exibida simultaneamente com outras programações a exposição “Mais de Mil Cordéis”, com banca de cordéis e performances dos personagens ligados ao mundo cordelístico da poesia.
Antes do evento, poetas e cordelistas passarão por cinco escolas de Ceilândia convidando os alunos para participarem. A ação também será marcada pelo lançamento do livro “O cordel e suas cantorias”, produzido com a participação dos poetas convidados.
A apresentação do material promoverá um importante diálogo entre narradores, estudantes e educadores. O livro será distribuído para as escolas de Ceilândia e poderá ser utilizado na grade curricular dos alunos em disciplinas como artes, literatura, língua portuguesa, geografia e história.
Serviço

O CORDEL E SUAS CANTORIAS

Data: 28 e 30 de setembro
Local: Casa do Cantador
(Quadra 32 Área Especial G – Ceilândia Sul, Brasília – DF)
Horário: 20h
*A oficina começa no dia 28/09 às 14h e as atividades continuam até o dia 30/09 (programação será encaminhada para os participantes que se inscreverem)
Entrada gratuita
Classificação indicativa: 13 anos

Fonte: https://aquitemdiversao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário