CORDEL PARAÍBA

**

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não pertence a coronel./É propriedade do povo:/rico, pobre, velho, novo/deliciam-se deste mel./Rico, pobre, velho, novo/Deliciam-se neste mel.

(Manoel Belisario)



quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Exposição que homenageia patrono da literatura de cordel terá visitação aberta em Campos, no RJ

Programação de abertura conta com leitura dramatizada, peça teatral sobre a migração nordestina e inauguração de Cordelteca.


Exposição em Campos homenageia literatura de cordel (Foto: Divulgação/Sesc)

         A exposição "Cordel e Cantadores", que integra as celebrações pelos 100 anos de falecimento do poeta Leandro Gomes de Barros (1865-1918), será aberta às 18h30 desta quarta-feira (5) no Sesc de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. A mostra com visitação gratuita fica em cartaz até o dia 31 de outubro.
          A abertura terá programação especial, com inauguração da Cordelteca às 19h, leitura dramatizada de cordéis com Katiana Rodrigues e Rosangela Quieroz às 19h30, e sessão do espetáculo teatral "As Feras", de Vinicius de Morais, às 20h. Encenada pela Cia Arteiro de Teatro, a peça aborda a violência contra a mulher e a migração dos nordestinos para outras partes do Brasil.
              Com curadoria do jornalista Marcelo Fraga, a exposição apresenta a história do cordel e da arte de xilogravura, dois importantes destaques da cultura nordestina. O público terá acesso a uma coleção com cordéis de Leandro Gomes de Barros, considerado um dos patronos da literatura de cordel.
           Também estará em exibição uma coleção de cordéis comemorativos do Centenário de Juazeiro do Norte (2011), município fundado por Padre Cícero, um dos maiores incentivadores do cordel e das expressões culturais e artísticas nordestinas. Os itens estarão expostos em ambiente que levará os visitantes a uma viagem ao nordeste.
           O reconhecimento do Cordel como Patrimônio Cultural do Brasil está previsto para acontecer em setembro, com registro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) marcado para o dia 19.

Fonte: https://g1.globo.com/rj/norte-fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário