CORDEL PARAÍBA


Publicamos neste espaço/Do poeta renomado/Ao escritor não famoso,

Do doutor ao não letrado./Verso seja rico ou pobre,/Aqui todo mundo é nobre/E seu respeito é sagrado.

Cordelista iniciante/Não fique desanimado/Caso tenha seu poema/Por algum deus desdenhado./Todo e qualquer aprendiz/Tem o direito motriz/De compor verso quebrado.

Bem-vindos, peguem carona/Na cadência do cordel,/Cujo dono conhecemos:/Não é nenhum coronel./O cordel pertence ao povo

/Do velho a sair no novo/Saboreiam deste mel.
(Manoel Belizario)

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

VI Semana de Literatura Popular

UFPB realiza VI Semana de Literatura Popular

Evento, que começa nesta sexta (18), às 9h, no hall da Biblioteca Central, conta com a participação do professor Arnaldo Saraiva, da Universidade do Porto, em Portugal. Durante a Semana serão realizadas homenagens a pesquisadora Maria do Socorro Aragão, ao xilográfo Marcelo Soares e ao cordelista Marco di Aurélio.

Começa nesta sexta-feira (18), às 9h, no Hall da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba, Campus de João Pessoa, a VI Semana do Programa de Pesquisa em Literatura Popular (PPLP), promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV). Na abertura do evento, terá uma homenagem à pesquisadora Maria do Socorro Silva Aragão, ao xilógrafo Marcelo Soares e ao cordelista Marco di Aurélio. Na programação, palestras com os professores Arnaldo Saraiva (Universidade do Porto, Portugal) e Maria de Fátima Batista (UFPB), além de show musical com Marcelo Soares e o grupo Zabumbeiros de Timbaúba.

A sexta edição da Semana do PPLP tem como título “Mil cordéis em um só cordel”. Também na sexta-feira (18), a partir das 14h, no Auditório de Multimeios (1º andar da Biblioteca Central), haverá uma mesa redonda sobre “A linguagem regional da literatura popular”, sob a coordenação da professora Maria do Socorro Aragão. Às 17h, haverá apresentação do poeta José Costa Leite. Na segunda-feira (21), também no Auditório de Multimeios, o professor Arnaldo Saraiva coordenará a mesa redonda “O popular na literatura canônica”. Ele também fará conferência sobre o tema “A narrativa erótica de Guilherme Aquitânia”.

Segundo a coordenadora do Programa de Pesquisa em Literatura, Maria de Fátima Batista, o professor Arnaldo Saraiva, da Universidade do Porto, vem à UFPB não apenas em missão pelo intercâmbio mantido com a Universidade, mas, sobretudo, para firmar acordo de implementação do Erasmus Mundus Joint. “Trata-se de um programa de cooperação acadêmica que beneficiará estudos de doutoramento em Literatura Popular de língua portuguesa com as universidades do Porto, de Estocolmo, de Barcelona, além da própria UFPB”, destacou.

PPLP

O Programa de Pesquisa em Literatura Popular (PPLP) surgiu em 1977, a partir da iniciativa de alguns professores do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) da UFPB. Em 2004, foi realizada a primeira Semana PPLP com o objetivo de mostrar os trabalhos produzidos durante o ano pelos pesquisadores vinculados à UFPB. “Além disso, também pretendemos reunir as ex-coordenadoras e pessoas que, no passado, levaram à frente o programa, uma vez que consideramos fundamental sua experiência de vida em nossa caminhada”, acrescentou a coordenadora do PPLP.

PROGRAMAÇÃO

MAIS INFORMAÇÕES: pplp.ufpb@gmail.com

Fonte: Agência de Notícias da UFPB - Costa Filho via blog do PPLP

Nenhum comentário:

Postar um comentário